sexta-feira, 12 de março de 2010

LANÇAMENTO DO ECOZINE CELACANTO Nº 2 SOBRE O LOBO

   Divulgo hoje um projecto que me deu muito gozo, estando ainda, neste momento, ansiosamente a aguardar pelo resultado final. Trata-se do lançamento do ecozine Celacanto nº 2, dedicado ao lobo ibérico, uma iniciativa da editora Qual Albatroz, com o apoio do Grupo Lobo, que terá lugar no próximo dia 18 de Março, às 18 horas, debaixo da barriga da Baleia Azul, no Museu Nacional de História Natural, rua da Escola Politécnica, nº 58, em Lisboa. Depois de, no ano passado a editora ter lançado uma publicação semelhante, obviamente dedicada ao albatroz, este ano resolveu unir as suas forças ao Grupo Lobo, com o intuito de alertar para as ameaças que esta espécie enfrenta e angariar fundos para a sua conservação (estima-se que em território português existam apenas cerca de 300 exemplares actualmente).
   O número de participantes neste projecto chegou aos 80 (mais do dobro dos que colaboraram no primeiro número) e inclui uma grande diversidade de motivos e géneros, como a poesia, a literatura, a banda desenhada, a pintura ou a fotografia. Por isso, para os responsáveis da editora, as melhores expectativas foram superadas e fica já a certeza de que o nº 3 vem a caminho. Quanto à capa, que reproduzo na figura que acompanha este texto, é da autoria de Miguel Rocha, um autor  que dispensa apresentações. Como aliciante, fica a nota que no mesmo dia da apresentação da publicação, será inaugurada a exposição Lobos Para Todos, com vários trabalhos de participantes. Esta mostra que estará patente no museu até ao próximo dia 11 de Abril, terá depois carácter itinerante, podendo ser exibida em escolas, bibliotecas e centros culturais. No fundo, "é uma forma de dar a conhecer este projecto a mais pessoas e aumentar o seu valor formativo", como diz Marc Parchow, um dos responsáveis pela Qual Albatroz. Para além disso, "é mais uma oportunidade de contribuirmos para a conservação do lobo ibérico", sendo de notar que "as diversas expressões da percepção deste animal reflectem a importância e a riqueza do mesmo na nossa cultura", como afirma o representante do Grupo Lobo.
   De referir, por fim, que o ecozine que será colocado à venda ao público custará apenas 5 €, dos quais  1,5 € reverterá a favor do Grupo Lobo. Deixo também os contactos, com vista ao esclarecimento de quaisquer dúvidas:

QUAL ALBATROZ - Página oficial - http://www.qualalbatroz.pt ; mail: marc@qualalbatroz.pt
GRUPO LOBO - Página oficial - http://lobo.fc.ul.pt ; mail: globo@fc.ul.pt ; tel: 217 500 073

   Fica então o convite feito a todos os que queiram participar. Quanto à ilustração com que colaborei, fica, para já e por razões óbvias, no segredo dos deuses.   

6 comentários:

  1. Esta é, sem dúvida nenhuma, uma óptima iniciativa de uma editora que me está a surpreender pela positiva. Fico contente por teres participado neste projecto... a tua arte merece mais exposição!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Depois de matá-los através de um "pilum" romano queres salvar os lobos. Óptima redenção!
    Uma atitude louvável.Gosto de ver que estas iniciativas pertencem a gente da BD.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Por acaso gostaria de ir a esse lançamento. Mas mais uma vez o turno da noite lixa-me o programa!
    Já foi assim com a Zona Fantástica...
    :(

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Lucaimura,
    Eu também tive muito prazer em participar neste projecto, até porque coincidência ou não, o lobo é um dos animais que mais gosto de desenhar. Quanto ao resto, vamos trabalhando para isso. Abraço.

    Gio,
    Estás enganado. O lobo é que mata o homem. Mas eu compreendo, tu ainda não tens o resto da história. Depois, logo vês, eh, eh, eh! Abraço.

    Bongop,
    Poios, tenho pena. Mas novas oportunidades, hão-de haver. Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Correu Lindamente o Lançamento. Obrigado a quem apareceu por lá. Espero que tenham gostado.

    ResponderEliminar
  6. Correu, sim senhor. E, pela minha parte, posso dizer que gostei bastante. Foi uma óptima experiência. Um abraço para todos.

    ResponderEliminar