terça-feira, 2 de março de 2010

QUID NOVI IN IMPERIUM? - DIES IRAE 5

Inicio então hoje a publicação do tal projecto inacabado a que já me referi em artigos anteriores. A ideia era a de fazer um álbum em que pudesse recuperar alguns elementos que já havia colocado nas histórias curtas e tornar a acção um bocadinho mais complexa, nomeadamente com a introdução de novas personagens e situações. Por isso é normal que, ao verem certas sequências, haja um bocadinho a sensação de déjà vu, pois a ideia era a de fazer uma história solta de tudo o resto que já havia sido publicado, misturando algumas situações que considerava boas e reuni-las com outras novas. Este livro seria, por assim dizer, uma espécie de remake mais elaborado e a ideia seria a de que fosse lido de forma independente de tudo o que já havia sido feito. Por outro lado, como este foi um projecto inacabado e, na altura em que o fiz, não tinha sequer expectativas de o publicar num blogue, houve algumas vinhetas que acabei por utilizar (às vezes com algumas adaptações, consoante a cena assim o exigia) em álbuns posteriores que fiz, pois considerava um desperdício deitar todo este material para o lixo. Nesta publicação, junto também o mapa do império que elaborei para o projecto e fica finalmente perceptível, aonde é que pertence o desenho que ilustra o cabeçalho do blogue.

8 comentários:

  1. A figura representada pela estátua está com uma expressão muito bonito. Aliás estas pranchas parecem ter tido um cuidado mais especial. Pode ser engano.As miúdas do Manara são muito "sechis", mas deixa estar que as tuas...
    onde arranjas os modelos? Dá-me vontade de dizer que se uma criatura dessas estivesse na minha cama, eu não iria dormir na banheira. :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. WOW!!!! :O

    Espectacular!!! Quero ver mais. :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  3. Olá João!!
    Finalmente venho aqui comentar... estava a falhar :).
    Faço minhas as palavras do OCP, WOW!!!
    Realmente os teus desenhos são espectaculares, cada quadro está muito bem planeado e elaborado, faz-me lembrar a arte do Don Lawrance... simplesmente impecável!!

    Estou morto para ver o resto ;).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Todo o conjunto está bom, mas gostei muito da 1ª prancha! Mesmo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. adoorei o facto de o tema da antiguidad classica estar sempre presente em alta aqi nas suas ilustraçoes :)

    sim meu blog tem um pblma imenso d os trabalhos n terem o msm efeito q têm na realidade, e uma tristeza hein xp

    ResponderEliminar
  6. Gio,
    Fico contente que tenhas gostado. É verdade que este foi um projecto onde tentei esmerar-me ao máximo. Infelizmente sem resultados práticos até agora. Qt às miúdas, ainda bem que gostas. Confesso que tb partilho da opinião do Manara, no sentido em que me dá muito mais gozo criar uma mulher do que um edifício... É qq coisa de divino LOL.
    Abração.

    OCP,
    WOW!!!, digo eu, depois de um comentário desses. Obrigado e fica prometido que para a semana há mais. Depois, é que deve ser mais difícil pela razão que já referi no comentário do Gio. Não é que não gostasse de continuar, mas se não tenho quem publique a história, não posso arriscar mais páginas. Abração.

    Lucaimura,
    Nunca é tarde e és sempre bem vindo. Eu também só há pouco é que conheci o teu blogue e aquelas pequenas pérolas humorísticas que crias. Quanto aos comentários, eu não posso obrigar ninguém a vir comentar, pela simples razão de que eu próprio ando a lutar contra a minha timidez natural e vou "postando" alguns comentários aqui e ali. Quanto ao Don Lawrence, é de facto um dos desenhadores que está na minha galeria de eleitos e dos quais sou fã. Abração.

    Bongop,
    Ainda bem que gostaste. E se reparaste a primeira prancha é uma daquelas que foram refeitas a partir das histórias a p/b. Provavelmente quando pegamos nas coisas uma segunda vez, elas saem melhor LOL. Abração.

    JRonson,
    A antiguidade clássica não é tema único nas minhas bandas desenhadas, mas confesso-te que é uma época pela qual tenho um especial fascínio. Qt ao problema que referes, não te chateies muito com isso, porque também é verdade que através dos blogues se pode chegar a lugares onde nunca pensámos ir. Qt ao resto é como o cinema e a televisão. Não há nada que se compare com o facto de ver um bom filme numa boa sala, mas se o virmos na televisão, apesar de não conseguirmos o mesmo efeito, já ficamos com uma ideia. Abração.

    ResponderEliminar
  7. Olá João ! gostei muito: sendo um homem essencialmente da escrita, não me é indiferente a complementaridade e valorização que os desenhos dão às palavras. Depois a cor ainda acentuou mais os detalhes do meio onde se passa e o traço das personagens. Estou a escrever uns contos sobre o Egipto; quem escreve tem a projecção visual das personagens e ao ver isto aviva-me essa dualidade.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Caro José,
    Se aquilo que eu faço lhe dá ideias para novas situações, então fico muito satisfeito, já que um dos objectivos está cumprido. Um abraço e desejo muita inspiração para esses contos.

    ResponderEliminar