sexta-feira, 12 de março de 2010

QUID NOVI IN IMPERIUM? - MAKING OF 3

   Acabado que está o preto e branco, vou então começar a trabalhar a cor. Esta também é uma fase relativamente rápida (sobretudo quando comparada com a que se seguirá), mas muito importante para que tudo corra bem. Como tenho a vantagem de trabalhar com layers (camadas) no Photoshop e no Painter (os programas que habitualmente utilizo), começo por dar o que habitualmente designo como cores chapão. Quero com isto dizer que, neste momento, não tenho grande preocupação com a volumetria do trabalho. Isso virá depois. Interessa-me tão somente colocar as cores dominantes. O chão é verde, o céu azul, as caras num tom amarelado, etc. É que, fazendo isso, depois posso seleccionar uma ou duas cores e ir trabalhando a página por secções, como se verá na próxima fase.
   Publico também uma página que mais parece arte abstracta, mas não é. É tão somente o resultado que se obtém na layer da cor, habitualmente colocada debaixo daquela em que figura o traço preto (onde só irei dar alguns retoques no final). Assim poderei trabalhar a cor, tendo como matriz dominante o traço preto, estando sempre a visualizá-lo. Claro está, que se lhe tiro a layer do traço preto o resultado é exactamente o que se vê na segunda figura. E quando os retoques de cor estiverem todos dados, tudo será ainda mais estranho. Todavia o que interessa é o conjunto, e aí é que as coisas terão que resultar...
   Entretanto, se repararem, a cor de fundo, que anteriormente era preta, já passou para um verde escuro, que na paleta de cores me pareceu a mais apropriada para estas páginas, já que o preto aqui iria, na minha opinião, sobrecarregar em demasia o conjunto. E pronto, agora entrarei naquela que considero uma das fases mais criativas por excelência... 

4 comentários:

  1. É muito bom acompanhar o seu processo de trabalho. É uma oportunidade única aprender com o mestre! Fantástico!

    ResponderEliminar
  2. Cadê as garotas habituais??? :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Tá ficando excelente!!! :D

    Tenho um amigo que me enviou um psd com o método de colorir dele e embora vcs tenham algumas diferenças, vejo que seguem passos muito similares. É refrescante ver como os verdadeiros mestres trabalham, e claro ir aprendendo... ;)

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  4. Eric,
    Agradeço as tuas palavras, mas eu estou longe de ser um mestre. Aliás, eu sou mais auto-didacta que outra coisa e considero que, também eu, estou sempre a aprender. Abraço.

    Gio,
    Eu sei que ainda não divulguei tudo. Mas se vires os capítulos que já postei, verás que o lobo é na verdade... uma loba. Portanto haverá miúdas. Mas um dia destes pode ser que tenhas uma surpresa. Abraço.

    OCP,
    Mais uma vez digo que estou longe de ser um mestre. É normal que alguns passos sejam similares e tb é normal que haja algumas diferenças. E posso-te dizer que já trabalho há aproximadamente dez anos com computador e ainda hoje vou aprendendo coisas novas. Mas isso é o percurso normal do artista, seja qual for a ferramenta. Abraço.

    ResponderEliminar