sexta-feira, 19 de março de 2010

QUID NOVI IN IMPERIUM? - MAKING OF 4

   Chegámos então à fase mais elaborada, mas também à que mais prazer me dá. É aqui que a página começa a ganhar vida própria. Para terem uma noção da complexidade de todo o trabalho de cor, posso dizer que, se a etapa anterior demora meio-dia na sua execução (um dia, no pior dos cenários), esta consome-me o tempo de quatro a cinco, na melhor das hipóteses (entre pinceladas no Painter e no Photoshop). E, claro está, que tudo isto varia com a dificuldade da própria página em si.
   O facto de na fase anterior ter colocado aquilo a que designei de cores chapão, conforme se pode ver, permite-me tratar agora cada uma delas em separado. Chegou a altura dos degradés, sombras, pontos de luz, enfim tudo o que dê às cenas o dramatismo que pretendo. Conforme se pode notar, a primeira vinheta está praticamente completa. Noutras deixei apenas uma cor trabalhada, para se perceber melhor o processo. Ou seja, selecciono uma cor e vou-a retocando, até considerar que a solução me satisfaz. Como também se pode ver, os fundos já estão pintados. Não variando muito o cenário de vinheta para vinheta, optei por tabalhar todo o conjunto e dar-lhe então a sensação de nebulosidade de que falei há umas semanas atrás. Deixo também uma cópia só com o traço preto para verificarem que ainda não estava totalmente finalizado. Se se lembrarem, eu disse para repararem no lobo que aparece na terceira vinheta. Como facilmente se calcula, o animal, ali, emerge da névoa circundante e não está no mesmo plano do legionário. Assim, por cima do traço preto, dei alguns matizes da cor que utilizei e depois fundi-a com a mancha, dando-lhe por fim alguns retoques, com o intuito de criar uma sensação de distanciamento entre o animal e o homem que o aguarda.
    Em relação à pelagem do  lobo, reparem que não a deixei a preto, mas retoquei-a noutra layer com um magenta claro, próximo da tonalidade base (que irá variar entre brancos e magentas claros), deixando apenas o traço de contorno com a cor original, pois afinal estamos a falar de um gigantesco lobo branco. Mas reparem também na última vinheta em que o sangue jorra da garganta do homem: eu pretendia que o vermelho e o preto se fundissem. Consequentemente trabalhei este efeito em cima do preto, conforme se vê na cópia onde está apenas o traço já retocado.
   A exemplo do que fiz no último post, deixo também uma cópia só com a mancha de cor, onde se percebe perfeitamente o que nesta fase já foi trabalhado e o que está por fazer. E, se repararem, coloquei um traço vermelho numa zona que não está trabalhada, porque ali vai entrar por cima o lettering  com o nome da história (que já está feito noutro ficheiro e pronto a ser colocado na página). Como tal, nesta zona não vale a pena pintar, pois vai ficar escondida.
   E, é agora e só agora, que esta história vai ter finalmente uma conclusão... 

8 comentários:

  1. Gostei de ver a pagina ir tomando forma e aprender um pouco mais pelo caminho. :)

    Só não entendo uma coisa, porque não fazes todo o processo no Photoshop (não falo dos desenhos), já que pelo que experimentei no Painter, não lhe vi grandes vantagens...

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Tou a gostar do "making of"!
    É sempre bom para um leitor mais interessado ir-se apercebendo do trabalho artístico que está subjacente a um livro de BD.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. OCP,
    Mas olha que tem. Sobretudo a nível de variedade dos pincéis que vão desde os óleos à aguarela. E se reparares, nas diferentes técnicas, há diferentes texturas. Agora, a nível de aerógrafo, aí prefiro o do Photoshop, pois matiza melhor os tons. Por exemplo, todo o fundo de ervas foi feito com o pincel dos óleos com muito mais rapidez do que o faria no Photoshop.Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Bongop,
    E faço isso exactamente para as pessoas se poderem aperceber melhor de como é que, pelo menos eu, trabalho. Considero que é uma forma das pessoas poderem ver como é que as coisas são feitas e que às vezes por detrás de uma prancha, está subjacente muito trabalho... até mesmo em computador. Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Agora que disseste que é o romano que morre já estou com pena do homem. Já só lhe falta 8 anos para completar os 20 obrigatórios na legião e acontece-lhe isto. Ele até tem ar de bom rapaz!
    Trabalho muito metódico, João, parabens.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Gio,
    Pois olha que o homem se calhar não deve ser assim tão bom. Mas rambém aindanão tens os dados todos, eh! eh! eh! Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Confesso que nao tinha ideia de como se ia fazendo todas estas paginas e foi bom mostrar o processo sem duvida, e realmente demora tanto tempo a fazer-se, mas qem tem paixao pelo q faz nao liga a isso mesmo :) ainda bem q colocou aqi todo o processo

    ResponderEliminar
  8. Olá JRonson,
    Sim, demora bastante tempo, sobretudo nesta fase. Tb é verdade que "quemj corre por gosto, não se cansa", eh! eh! eh! Mas atenção que ainda falta um post. A página ainda não está completa. Um abraço.

    ResponderEliminar