terça-feira, 27 de abril de 2010

CUIDADO COM O QUE SONHAS!

Esta foi uma ilustração que efectuei para responder a mais um desafio do Pen Tablet Inc, cujo mote era Salvem-me dos meus Sonhos. Pensei que esse era o tema ideal para prestar uma pequena homenagem a toda uma série de obras feitas durante os anos cinquenta e sessenta para filmes e revistas que abordavam temas fantásticos, das quais sou um profundo admirador. Na maioria delas, figurava normalmente uma rapariga em apuros, sendo os inimigos vários, desde monstros a extraterrestres. Todavia, apesar disso, quando a desenhei não quis, propositadamente, mostrar o que a aterroriza, deixando isso à consideração da imaginação de cada um. Optei antes por esbater no fundo o lettering de uma frase, que depois coloquei como legenda: "Quando sonhas as portas da percepção estão abertas. Cuidado!"

7 comentários:

  1. Fantástico!!! (sem trocadilhos. Lol)

    Conheço artista que também gosta desse tipo de cover dos anos 50 & 60 e em algumas imagens tenta recriar esse estilo.

    Acho que tu conseguiste o resultado pretendido. Nota 10! :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Rod Serling era um génio no género. Já a Editora EC Comics trazia desde os anos 40 o género vivo até à década de 50. Existe um enorme número de histórias no género que me saltam como memoráveis noites em branco a ler. A tua ilustração é muito digna de um flashback.

    ResponderEliminar
  3. É tudo muito bom por aqui, parabens João dá gosto ver este Blog :D

    Abraço e continua com essa qualidade toda

    João Raz

    ResponderEliminar
  4. Consegues muito bem as expressões de pavor.
    Bom trabalho, Joao.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Very nice!
    Está muito bem captada a expressão!
    :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Gosto de imagens assim, que apenas sugerem. Não revelam tudo e deixam um mistério no ar. Legal!

    ResponderEliminar
  7. OCP,
    Obrigado pelo teu comentário. Tenho a sorte de ter algumas reproduções dos muitos milhares de gravuras que se fizeram nessa época e há coisas que são verdadeiramente espectaculares. Um abraço.

    refemdabd,
    Pois eu sou um fã do Rod Serling e espero poder adquir em breve as primeiras séries do Twilight Zone que adorava ver há uns anos atrás, salvo erro no 2º Canal. São um autêntico manual de como fazer histórias curtas plenas de emoção, fantasia e suspense. E, por aquilo que conheço, os anos 50 foram uma época especialmente criativa no domínio do cinema fantástico. Se com a minha ilustração conseguir esse efeito de prestar uma homenagem a uma época e um género de que gosto muito, então sinto-me realizado. Um abraço.

    João Raz,
    Obrigado pelas tuas palavras e pelo incentivo. Um abraço.

    Gio e Nuno,
    Ainda bem que gostaram da expressão. Posso-vos dizer que andei a folhear revistas com ilustrações da época para poder estudar uma expressão que de alguma forma nos remetesse ao que foi feito naquela altura. Um abraço aos dois.

    Eric,
    Pois esse foi um ponto onde diferi do que se fazia naquela época. Optei exactamente por isso: pela sugestão, pois a imaginação de quem vê, às vezes consegue ser ainda mais mórbida do que qualquer mostrengo que eu possa colocar, por muito bem feito que ele esteja. Um abraço.

    ResponderEliminar