sexta-feira, 2 de abril de 2010

PÁSCOA - PAIXÃO E RESSURREIÇÃO

   Uma vez que nos aproximamos a passos largos da Páscoa, resolvi colocar hoje um desenho que me foi pedido há dois anos para ilustrar a capa do jornal da paróquia de Sintra, Cruz Alta. Como tive ampla liberdade de criação e queria fugir um pouco ao que é tradicional fazer-se como ilustração para esta época, decidi colocar o enfoque, não na paixão e crucificação de Jesus Cristo, mas sim na sua ressurreição (quanto a mim, o facto realmente importante). Também não queria representar a sua face, pois considero que já existem milhões de representações. Eu próprio, já fiz algumas quando trabalhei no livro O Menino Jesus Fez-se Homem. Lembrei-me então de um quadro que sempre me apaixonou: Cristo de São João da Cruz, de Salvador Dali. Claro que não tive, sequer a pretensão, de chegar aos pés de um verdadeiro mestre, mas quis tão somente fazer uma representação como ele tinha feito nesse quadro: ou seja deixar a face de Cristo à consideração da imaginação de cada um. Em vez de mostrar, sugerir.
   Por fim, foi também um desenho que, no processo de pesquisa, me permitiu aprender algo mais, pois a maior parte das crucificações que existem representadas, estão erradas. Os pregos foram espetados nos pulsos, nunca na palma da mão, pelo simples facto, de que se fossem colocados nessa zona, a carne se rasgaria e os braços acabariam por cair. Nos pulsos, ao contrário, existe um osso que, depois de perfurado, sustenta o prego. Mas, claro está, tudo isto é uma simples questão de pormenor. Resta-me, pois, desejar a todos os que visitam este blogue os votos de uma BOA PÁSCOA.

6 comentários:

  1. Fizeste bem em fugir ao "tradicional". A ideia parece-me boa. Ainda melhor: puseste a cicatriz do prego logo antes do carpo o que mostra que conheces as últimas teorias. Bem pensada, bem executada, o que se pode pedir mais a uma ilustração?
    Bom trabalho e um abraço

    ResponderEliminar
  2. Ontem vi no canal História que afinal e depois de umas experiencias em que os pés tinham apoio, os crucificados poderiam muito bem ter sido pregados pelas palmas das mãos sem rasgarem.
    Uma boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  3. Uma bela ilustração! E depois da explicação, melhor se entende a escolha (acertada) que fizeste.
    Gostaria, contudo, se fosse possível, que nos mostrasses o resultado final da capa, isto é, o desenho de fundo e o lettering que se aplicou por cima.
    Muitas vezes esse trabalho não é feito pela pessoa que cria a ilustração. Por essa razão, nem sempre o resultado final é satisfatório.
    Acredito não tenha sido esse o caso. Até porque, se percebe, perfeitamente, que o João teve o cuidado de deixar "zonas vagas" para a colocação do cabeçalho, dos títulos, etc.
    Mas gostaria de ver, num outro "post", a mesma imagem já com todos os lementos que fazem parte duma capa. O trabalho fica completamente diferente. Daí a minha curiosidade.
    Grande abraço, João!
    Continuação desse óptimo trabalho!
    Carlos Rico

    ResponderEliminar
  4. Gio,
    Ainda bem que gostaste. Sobre a crucificação, devo-te dizer que não vi esse programa e tenho pena. Mas tanto quanto sei, há várias teorias. Há outra que afirma que os crucificados eram amarrados na zona do antebraço e assim já poderiam aguentar os pregos nas palmas das mãos, pois a corda funcionaria como uma espécie de apoio (como se pode ver por exemplo no Jesus de Nazaré, do Zefirelli). Mas como disse no texto, isso tudo é uma questão de pormenor. O que importava realçar no desenho não era isso. Um abraço e continua a surpreender-nos com o teu magnífico trabalho. Ah... e obrigado pela dica.

    Olá Carlos Rico,
    O resultado final é complicado mostrá-lo aqui, pois como se trata de um jornal, tenho-o dobrado. Consequentemente, digitalizar a imagem que ainda por cima é maior que o A4 não é fácil, para os meios que tenho. Mas posso-te dizer que não ficou mal. E como tu disseste e muito bem, eu quando elaborei a ilustração pensei logo na possibilidade do desenho levar todos quase todos os tipos de título. No entanto, só levou um e curto. Mas podes ficar descansado que, quando estivermos juntos, eu levarei o jornal para tu veres. Fica prometido. E continua também o teu magnífico trabalho no Ribanho. Olha, e porque não começar a publicar algumas tiras num blogue. Fica a sugestão, juntamente com um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Muito bonita a ilustração, João! O tema foi trabalhado de forma bem delicada e magnífica!

    ResponderEliminar
  6. Eric,
    Sim, como disse no texto, tentei fazer uma ilustração que nos permita reflectir sobre o verdadeiro significado da época, mas de uma forma diferente ao usual. Caberá aos outros avaliar se consegui isso ou não. Pelo menos, tentei. Um abraço.

    ResponderEliminar