terça-feira, 6 de abril de 2010

REFLEXOS NUM ESPELHO

Esta foi a primeira ilustração que efectuei para responder a um aliciante desafio que me propuseram há poucos meses e que envolve artistas de todo o mundo (ver aqui). Trata-se de efectuar uma ilustração para um tema que todos os meses vai variando. Torna-se óbvio que o tema do mês em causa era aliens, mas tendo a liberdade criativa de fazer o que me viesse ao miolo (com a única condição de que tivesse alguma coisa a ver com o que é proposto), lembrei-me de um filme de John Carpenter, intiulado Eles Vivem. A certa altura, o filme assume que os extraterrestres já se encontram entre nós, só que enquanto "eles vivem, nós dormimos". Por isso, vêmo-los como banais seres humanos e não na sua real forma. Foi partindo desse pressuposto, daquele que é sem dúvida um dos meus filmes de culto, que elaborei esta ilustração (embora o meu extraterrestre nada tenha a ver com os que aí aparecem) e lhe dei este título.

8 comentários:

  1. Excelente ilustração, como já sei que sempre encontro aqui. ;)

    Lembro-me bem desse filme, onde se podia ver os aliens com uns óculos escuros e o actor principal era um tipo do wrestling. Lol
    Carpenter Rules! :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me bem desse filme. A estrela era e estrela de wrestling Roddy piper, e o filma era bastante angustiante para a época. Aliás, o que há mais é mensagens subliminais no mundo que nos rodeia, não produzidos por aliens como no filme, mas com interesses comerciais ou politicos.
    Não acredito!!! tapaste a maminha da senhora de propósito? :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Muito fixe João!
    Estou pra ver esse filme há algum tempo,já ouvi boas criticas acerca dele.Só de lembrar que saiu no ano em que nasci... hehe

    Eu termos técnicos nota 100!
    Em termos estéticos nota 80,parece-me que do ângulo em que ela está, o reflexo não poderia estar como/onde está, a não ser que esteja quase paralelo a ela...

    De resto está excelente :D

    ResponderEliminar
  4. OCP,
    É um excelente filme, não é? Um abraço.

    Gio,
    Angustiante para a época e não só. Se o vires hoje, reparas que a mensagem continua plena de actualidade. Aliás, os aliens no filme são apenas uma metáfora a esses interesses, um pouco à maneira do que se fazia no final dos anos 50, em plena época do MacCarthismo e da caça às bruxas, quando as coisas não podiam ser ditas de uma forma clara. Em relação à menina, deixa-me dizer-te que não lhe tapei maminha nenhuma. Se olhares bem, quer para ela, quer para o reflexo, vês que está vestida, Onde é que andas com a cabeça? eh! eh! eh! Um abraço.

    Edu,
    Antes der mais, vê o filme, que vale a pena. Depois deixa-me dizer-te em relação ao ângulo que tive o cuidado de pesquisar na net fotos de pessoas junto ao espelho, para ver o ângulo que melhor preenchia os requisitos para o que eu queria mostrar, ou seja: a mulher e o reflexo. Deixa-me dizer-te que embora este não seja um ângulo muito usual, é possível, estando tu, quase colado ao espelho e apenas parcialmente virado. Não é, é aquele ângulo clássico em que tu de costas, vês a tua imagem reflectida. Mas gostei da tua avaliação, pois sendo tu um exímio ilustrador, os teus comentários são sempre dignos de nota. Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. confesso q nao vi o filme, mas adorei a fisionomia da mulher, uma cara bastante incomum num ambiente tão mistico, e de valor mesmo :)

    ResponderEliminar
  6. JRonson,
    Aconselho-te a ver vivamente o filme, porque é muito bom. Bom, pelo menos para mim, é. Em relação ao ambiente místico, posso-te dizer que foi uma pequena e singela homenagem a esse grande artista que é o Giger. Foi aliás ele que concebeu o Alien para o filme do Ridley Scott. Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Oie João!
    Pois tenho de arranjar este filme mesmo!

    Com a tua explicação torna-se claro agora,é que não é muito usual este ângulo e eu acho que tudo o que pouco ou nada usual ou se torna estranho e rejeitado ou se torna espectacular e apelativo aos olhos devido a invulgaridade.

    Acho que este ''reflexo no espelho'' é o segundo caso :)

    Pois é amigo,eu gosto de receber e dar dicas/criticas pois penso que assim nos tornamos melhores...
    Curto a tua arte e quero-a sempre ao mais alto nível hehe

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Edu,
    Qt ao filme, eu acho que sim. Vais ver que a mensagem continua plena de actualidade. Em relação ao ângulo, concordo contigo que não é usual, mas é possível. E retribuo o que me disseste, pois também eu sou um fã da tua arte e espero ainda vir a apanhar porradas de surpresas (boas, claro!). Um abraço.

    ResponderEliminar