terça-feira, 6 de julho de 2010

UMA PÁGINA, DO ESBOÇO À ARTE FINAL

Deixo hoje uma pequena amostra do meu mais recente álbum publicado, intitulado História de Fornos de Algodres. Pensei que seria interessante mostrar aqui a página, na sua fase de concepção a lápis e já finalizada. Pelo meio, ficaram obviamente muitas dezenas (senão centenas) de horas, de pintura digital. Porém, quem tem o livro certamente verá algumas pequenas diferenças em relação ao que está aqui exposto. Isso tem a ver com algumas alterações que tive de introduzir, após alguns esclarecimentos dados por um dos consultores científicos da obra, a quem presto desde já a minha homenagem e agradecimento, pois sem eles o livro seria por certo mais pobre...

14 comentários:

  1. Pequena amostra? Não seja tão humilde... São grandes amostras!
    Quanto mais você divulga as etapas de produção de sua arte, mais eu admiro o seu trabalho. É incrível! Impressionante a aplicação das cores sobre o lápis! Você consegue transformar um desenho simples numa grande obra!
    Os detalhes me encantam: as dobras nas roupas, as penas do galo, o cabelo das personagens...
    Parabéns, João!

    ResponderEliminar
  2. Buff que lição de arte meu amigo adorei a prancha desenhada


    hehehe :D

    super abraço

    ResponderEliminar
  3. Ui! que olhar tenebroso o da mulher! Tá muito giro! Tens mesmo de vender a mercearia e dedicar-te ao desenho. As velhas que vão comprar ao supermercado!
    um abraço

    ResponderEliminar
  4. Ambas as paginas estão um espanto!!!

    Gostei dos detalhes, mas e isto é uma opinião pessoal que em nada tem a ver com o teu trabalho, às vezes gosto mais dos desenhos a preto e branco como nestas paginas em que um dos olhos que na imagem em cor fica-se com a sensação que a mulher tem 3 olhos. Só olhando para a pagina a P&B se percebe que esse olho é da imagem que está por detrás...

    Mas lá que ambas as paginas estão muito fixes, isso estão e agora fiquei curioso em ver como estão no livro. Tenho que ver o consigo encontrar. Lol

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  5. Encontrei, ali numa estante, uma BD sobre Manteigas. :)
    Gosto da sobreposição das imagens.

    ResponderEliminar
  6. Gostei enormemente da página em lápis. Alguns efeitos na página colorida não agradaram. O efeito do rapaz correndo a la "Flash" ficou estranho, bem como a mulher com os três olhos (se bem que o rosto dela pintado está melhor que o lápis). Aquela mancha redonda que passa sobre o Galo, o barbudo e o homem embaixo dão a impressão de ser o escudo da mulher invisível do Fantastic Four ou similares (até pela mulher com a mão espalmada como se gerasse um "campo de força" desse tipo). Os recordatórios também são um empata-arte. No mais, um excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Amazing a prancha sem tratamento digital e amazing a prancha pós-tratamento digital! Grande enquadramento das personagens nos diversos planos, com uma construção muito inteligente das vinhetas e com a pintura digital igual ao do melhor que existe, com uma escolha de palete de cores muito apropriada! :)

    Muito parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Eu conheço esse livro!
    ;)
    Gostei muito pa página a preto e branco! muito mesmo!
    :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Eric,
    Mais uma vez obrigado pelas tuas palavras. São um incentivo para poder melhorar cada vez mais. Em relação à pequena amostra, eu falava única e exclusivamente em relação ao livro. Como tu sabes, ele tem mais 29 páginas de história. E, era nesse sentido, que eu disse que era uma pequena amostra. Um abraço.

    João Raz,
    Mais uma vez agradeço as palavras simpáticas. Um abraço.

    Gio,
    Pois, ando a pensar muito seriamente nisso, eh! eh! eh! Um abraço.

    OCP,
    São, de facto duas versões da mesma coisa. E depois de ver o teu comentário que muito apreciei, pergunto-me a mim próprio, se não terei cometido um erro ao sobrepôr um dos olhos com a testa da persoangem. Quando o fiz, pensei que ficava claro que são duas imagens sobrepostas. Mas começo a desconfiar que não o fiz da melhor forma, pois as pessoas podem ser levadas a crer que se trata de um terceiro olho, o que não é verdade. O que se passa é que uma das personagens que narra a história é visível apenas pelos olhos, O leitor na história, dessa personagem, não vê outra coisa a não ser os olhos. Mas aqui a montagem, pelos vistos não foi a melhor. Um abraço.

    Joaninha versus escaravelho,
    Pois, a BD sobre Manteigas é de facto um livro meu. Fico satisfeito se gostaste da sobreposição das imagens, embora, como disse ao OCP, provavelmente, não a fiz de forma a que isso se percebesse claramente e possa ficar a sensação de que a mulher tem um terceiro olho, o que no caso, não corresponde à verdade. Bjs.

    Mourinho,
    Antes de mais, bem vindo aqui ao meu cantinho. Apreciei o comentário que considerei construtivo. Há só alguns pormenores que importa esclarecer. Em relação à história dos olhos já respondi ao OCP, e reconheço que provavelmente não fui tão claro como pretendia ser, na montagem. Erro meu. Em relação aos efeitos de velocidade, fi-los para dar algum dinamismo à página, mas admito que possam também não ter resultado tão bem, como eu esperaria. Em relação à mancha redonda, ela não existe no original. Foi só uma espécie de marca de água que inseri sobre o desenho, quando o publiquei aqui no blogue. Em relação ao que é referido como recordatórios, presumo que seja o texto. Bom, a verdade é que esta é uma página de BD e como tal tem o texto que faz parte da história. Mas admito que poderia ter publicado a página sem os textos, pois aqui para o blogue são realmente secundários. Um abraço.

    Bongop,
    Pois, calculo que conheças. O que tentei fazer aqui e provavelmente farei mais vezes no futuro, foi colocar uma prancha, não só com a arte final, mas também com o esboço que esteve na sua origem. Fico satisfeito, por um conhecedor de BD como tu, ter apreciado. Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Paulo Marques,
    Obrigado mais uma vez pelas tuas palavras de incentivo, embora, pelo que disse ao OCP e ao Mourinho, talvez algumas coisas não tenham resultado de forma tão clara, como eu gostaria. Mas isso, como tu sabes faz parte do processo criativo. Há sempre umas coisas que nos correm melhor do que outras e, às vezes, existem coisas que aos nossos olhos nos parecem bem e que, depois de vistas por terceiros, constatamos que não resultaram tão bem como gostariamos. Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Não conheço as técnicas que usas para pintar, mas se reparares, o que se passou com os olhos foi uma deslocação. A distância entre os olhos na prancha a preto e branco é menor que na outra. Não faço ideia se o fizeste conscientemente ou se foi um "erro" de programa... Tenho alguma curiosidade nessas técnicas de pintura. Não percebo nada. Eu é mais pincéis e óleos, para matar o tempo, não porque tenha algum "jeitinho".
    Votos de bom trabalho! :)

    ResponderEliminar
  12. joaninha versus escaravelho,
    Não, o que aconteceu foi que os olhos foram trabalhados numa layer à parte, no Photoshop, utilizando como base o esboço que aparece na página. O que aconteceu foi que os aumentei de tamanho, pois os olhos eram um elemento importante da página, uma vez que são eles que narram a história, e depois montei-os. Não se trata portanto de um "erro de programa", uma vez que foram pintados. Quando muito, foram um erro do autor da ilustração que não conseguiu pelos vistos o efeito que pretendia. Obrigado pelos votos expressos. Bjs :o)

    ResponderEliminar
  13. Oi João, gostei imenso do estilo da BD é sempre bom ver a ideia de uma obra desde o mais pequeno rabisco até á seu resultado final.O)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Liliana. Neste caso concreto fiz o desenho da página toda, mas existem outros casos em que faço este trabalho mas utilizando apenas algumas vinhetas e depois faço a montagem da página no computador. Enfim, todos os processos são legítimos, para chegar à imagem mental que o nosso cérebro inicialmente formulou. Um abraço.

      Eliminar