sexta-feira, 27 de agosto de 2010

FRED - Os primeiros rabiscos

Este é mais algum do material que já nem me lembrava que tinha. Considerei que seria interessante partilhá-lo, pois aqui está a génese do Fred, no fundo o seu nascimento para o papel. Na verdade, isto são os primeiros esboços que efectuei e nota-se claramente que ainda estava à procura das personagens. Por isso, é normal que alguns deles ainda estejam longe daquilo que, por aqui, já foi visto. Por exemplo, na primeira ilustração percebe-se claramente que aquelas foram as primeiras tentativas de trazer o Fred ao mundo. Contudo, a personagem ainda não estava muito integrada na ideia do que eu pretendia mostrar, enquanto na segunda já está, claramente, numa dimensão muito mais próxima daquilo que me agradava. O mesmo se passa com outras personagens. Umas sairam-me logo à primeira, outras foram sendo modeladas a pouco e pouco...

3 comentários:

  1. Muito interessante. É sempre bom observar o processo criativo de um personagem, aprende-se muito... é pena que não sei desenhar nada de jeito :D.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro João Amaral
    É extremamente interessante ver o nascimento de uma personagem que depois com o passar dos anos vai evoluindo. Ainda recentemente adquirimos um album do Lucky Luke com aventuras do célebre cow-boy, datadas de 1946/47 e é extremamente curioso ver a evolução que o personagem foi tendo, sendo também possível hoje em dia acompanhar essa evolução dos célebre Peanuts, que se encontram a serem editados no nosso país. Gostámos de compartilhar este nascimento do Fred.
    Abraço cinéfilo
    Rui Luís Lima

    ResponderEliminar
  3. Luca,
    Pois mais uma vez te difo que isso não é verdade. O teu Osvaldo e aquela trupe toda são, quanto a mim, pérolas no que ao humor diz respeito. Além de que tens lá expressões que não lembram o diabo. Aliás, no que diz respeito ao humor eu ainda estou a léguas do que tu fazes. Ainda bem que gostaste dos primeiros esboços. No fundo, mostram como é que eu fui a pouco e pouco chegando ao concept daquilo que queria para as personagens. Um abraço.

    Rui Lima,
    Mas isso nota-se em qualquer desenhador. Até nos realistas. Basta ver os primeiros Blueberrys do Jean Giraus e os últimos, isto como exemplo. Acho que a evolução é um processo natural e se ela não se registar, então mais vale ficar quieto. Um abraço.

    ResponderEliminar