sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PRÉMIO BLOGUE DE OURO

   É sempre bom sabermos que aquilo que fazemos, pode ter algum impacto positivo. E ficamos contentes quando alguém se refere a nós com carinho, ainda que um oceano nos separe ou que nunca nos tenhamos visto pessoalmente. É o que eu sinto em relação ao Eric Ricardo, que me nomeou para este prémio, julgo eu, que por gostar daquilo que, por aqui, vou apresentando. E, é em atenção a esse sentimento, que ele manifestou no blogue dele, que eu quero expressar-lhe o meu agradecimento. Eu, de facto, retribuo as palavras que ele me dirigiu, pois, apesar de nos últimos tempos, andar pouco pela net por razões várias, a verdade é que o cantinho do Eric é um daqueles que visito assiduamente, pois sei que, de alguma forma, me vou surpreender agradavelmente com a sua arte e a sua notável versatilidade. Valeu, Eric e continue a presentear-nos com muitas coisas boas como tem feito até aqui.
   Passo agora a designar as regras desta pequena distinção, dizendo, desde já, que não quero que ninguém se sinta obrigado a fazê-lo. Mas se o fizer, deve seguir os seguintes procedimentos:

   - Deve divulgar a imagem do selo no blogue.
   - Indicar o link do blogue que o distingue.
   - Indicar blogues para receber o selo
   - Comentar nos blogues indicados para esse selo

   Posto isto, e para seguir as regras desta pequena distinção, vou nomear alguns blogues que visito frequentemente. Perdoem-me os outros, até, porque se consultarem a minha página de perfil, encontram por lá uma lista muito extensa. No entanto, se indicasse tudo aqui esta seria uma publicação demasiado longa. Por isso, vou referir apenas cinco (que se podem desdobrar em seis).
    - Leituras BD - Sendo eu um amante de banda desenhada, este é um daqueles blogues que adoro consultar até para me ir mantendo informado sobre aquilo que por cá se vai publicando e também o que vai sendo feito por esse mundo fora. E, por várias vezes, tenho sido surpreendido com a divulgação de excelentes obras que, nem imaginava que exisitissem. Penso que é um sítio a visitar por todos os que se interessam pelo assunto, além de que os textos, sempre aliados a excelentes imagens, são sempre cuidados e interessantes de seguir. Para mim, cumpre plenamente um espaço amplo de divulgação e crítica.
   - Falta Apagar o Lápis - Este é um blogue original, já que aqui, junto aos desenhos fantásticos de Jorge Miguel, o autor de Camões, de Vós Não Conhecido, Nem Sonhado, podemos aprender um pouco mais com alguns textos sobre curiosidades, que vão desde referências históricas a curiosidades do dia a dia, sempre temperadas com bom humor. Vale a pena uma consulta detalhada.
   - Luca BD - Este é um blogue que, além de ter uma vertente de divulgação sobre o que se faz em banda desenhada, animação e cinema, tem o condão de nos dar boa disposição permanente. Vale a pena ler as tiras do Luca e dos seus heróis, dos quais saliento o Osvaldo, para passarmos a ver os dias com outros olhos, graças ao seu notável, acutilante e sempre actual sentido de humor. Ainda tenho a esperança de ver um dia algum desse material impresso, porque o merece.
   . Blogue do OCP - No que às artes diz respeito, o OCP é também um excelente divulgador e tem sido incansável no que diz respeito à apresentação de blogues ligados à banda desenhada, cartoon e artes em geral. Só tenho pena que ultimamente o autor deste blogue pouco nos tenha apresentado algum do seu material que considero muito bom. Mas, quem o consultar pode ver por lá de tudo, desde desenhos de autores que, de outra forma não conhecíamos a fantásticas manipulações, tendo normalmente por tema base os super-heróis (e nisso o OCP está, quanto a mim, entre os melhores). E, de lá, podemos aceder aos Quadradinhos Ink, projecto a que o OCP tem dedicado muito do seu tempo e que também merece uma visita, já que por lá aparecem não só autores portugueses como brasileiros. Espero poder brevemente participar neste projecto algo pioneiro.
   - Paixões e Desejos - Este foi-me apresentado muito recentemente, mas preencheu-me na totalidade. É sempre bom ler alguns textos bem escritos sobre a minha outra paixão, o cinema. E por lá podem ver-se análises sobre filmes de todos os tempos e géneros. Percebe-se claramente que o Rui Lima é, também ele, um apaixonado no que a esta arte diz respeito.
   E, assim sendo, penso que estão cumpridos os requisitos desta distinção, a qual agradeço desde já, referindo mais uma vez que os distinguidos por mim não têm nenhuma obrigação de a divulgar. Fazem-no unicamente, se o quiserem fazer. Quanto a mim, penso que esta é uma excelente forma de encurtarmos distâncias, pois a rede consegue "chegar onde nenhum homem tinha chegado antes..." como dizem no Star Trek.

8 comentários:

  1. Bolas... por esta é que não estava à espera!!

    Muito obrigado pelo comentário e pela referência ao LucaBD. Vindo de ti significa muito para mim ;).

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas palavras, João!

    Para mim, existem duas versões de João Amaral. Na primeira, ele figura como o desenhista que descobri na Internet, cuja arte achei espetacular e mwe fez pensar: "Uau! Encontrei um grande artista em quem poderei me inspirar e chamar de mestre!"

    A segunda versão surgiu quando ele respondeu o primeiro comentário que fiz em seu blog. Para minha surpresa, o mestre não era um esnobe. Muito simpático, ele também passou a seguir meu blog e fazer comentários por lá. Acredito que, assim, surgiu todo o respeito e admiração pelo João. Não foi só a sua arte que me cativou.

    Ainda me surpreendo com os amigos que a Internet nos possibilita conquistar. Me sinto honrado e afortunado, João, pela chance de chamá-lo de amigo.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Caro João Amaral
    Obrigado pela referência ao "Paixões e Desejos", o blogue de cinema que eu e a Paula temos mantido ao longo dos anos. Conhecemo-nos nessa época em que fazias da escrita de cinema profissão, tal como a banda desenhada e curiosamente muitos anos depois voltámo-nos a reencontrar através da net e dos blogues.
    Mais uma vez o nosso obrigado pelas tuas palavras e desejamos um longo sucesso para os teus trabalhos e carreira, nessa arte chamada de nona, que nos invadiu a infância e se prolongou pela vida.
    Aquele Abraço Cinéfilo.
    Rui Luís Lima

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo menção do meu estaminé e pelas palavras gentis, João. É uma grande alegria ter o meu modesto passatempo referenciado por um Mestre como tu que já admiro desde o tempo da Selecções BD. :D

    E nem de propósito, em breve pretendo publicar mais algumas coisas. Lol

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  5. Épá!
    Obrigado João!
    :)

    É sempre bom haver alguém a manifestar assim o apreço pelo meu cantinho.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Luca,
    Quem trabalha bem, só pode esperar o melhor. Se tinha que fazer uma homenagem a blogues dos quais gosto, tinha que os referir e o teu é como digo no texto, é uma lufada de ar fresco, pois tens um humor que considero de excepção, na minha humilde opinião. Abraço.

    Eric,
    Quero só fazer uma correcção ao teu comentário que me colocou a dançar numa nuvenzinha bem alta. Eu não sou um mestre. Estou longe de o ser. Aliás, sobre o assunto nunca me esqueci da afirmação que um dia me foi feita: o desenho é a arte de uma vida (aliás, como as outras também) e estamos sempre a aprender. Mal estarei no dia em que pensar que já sei tudo, porque então não saberei mesmo nada. Fico contente, por o meu trabalho te inspirar, mas devo dizer que é recíproco, pois como disse no texto ir ao teu blogue é como abrir pequeninas caixinhas, no interior das quais vamos encontrando sempre agradáveis surpresas. E, apesar de não te ter visto nunca, também eu já me considero teu amigo. Um grande abraço tb para ti.

    ResponderEliminar
  7. Rui,
    Pois, devo dizer que o teu blogue foi para mim uma agradável surpresa. Infelizmente, nestes últimos anos não vou ao cinema tanto como gostaria, mas a paixão, essa continua cá. A sétima e a nona artes invadiram o meu ser e cá estarão até ao dia em que estes olhos não se abram mais. Por isso, foi uma satisfação para mim ver o teu blogue onde posso com parar a tua opinião com a minha em relação a certos filmes, como ainda descobrir outros que não conheço. Por isso, só te posso desejar a continuação de nom trabalho e eu, sempre que tenha um tempinho, lá aparecerei. Um abraço.

    OCP,
    Antes de mais, repito-te o que disse ao Eric. Eu não sou um mestre. Sou quando muito um dos muitos aprendizes de feiticeiro que andam por aí. Em relação à referência do teu blogue, apenas me limitei a referir alguns que considero executarem excelentes trabalhos e o teu obviamente está incluido nisso. Ah, e fico contente, por ver a tua arte sobressair de novo. Um abraço.

    Bongop,
    Claro que tenho que manifestar apreço pelo teu cantinho, que, aliás, está longe de ser um cantinho. É antes uma sala daquelas bem grande, no que à divulgação e crítica de BD diz respeito. É como eu disse, tb um sítio onde descubro regularmente coisas que nem sabiam que existiam e tudo o que desejo é que continues o trabalho de excelência que tens executado até agora. Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. aos artista presente nesse blog.. essas palavras resume,. ficou tudo muito bom.

    ResponderEliminar