terça-feira, 31 de agosto de 2010

VIDAS

Esta é mais uma imagem que utilizei para um desafio do Pen Tablet Inc. A ilustração era para o tema Contos de Fadas e coloquei-a com o seguinte texto: "Num tempo muito distante, numa terra muito, muito longínqua, havia um cavaleiro e uma princesa... o resto caberá a vocês narrar". Mas, na verdade, esta já é uma imagem velhinha, retirada de uma banda desenhada que fiz logo a seguir à Voz dos Deuses e que se chamava Vidas. Por incrível que pareça, era de ficção científica e permanece, por enquanto, inédita. Bom, para ser exacto, esta imagem, construi-a montando três outras, a fim de a adaptar ao tema. E esse é o único trabalho que ela tem em computador. Tudo o resto foi feito com o velhinho aerógrado, marcadores e lápis de cor.

7 comentários:

  1. Mais um espetáculo de imagem, João! Você costuma usar o aerógrafo em muitas de suas imagens? Eu só tive contato com essa técnica uma única vez e senti que, sabendo usá-la, é possível obter um resultado impressionante. Conheci a técnica através de um professor, que também fazia imagens maravilhosas.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Actualmente não. Mas já usei durante muitos anos, no tempo em que ainda não estava familiarizado com a cor em computador. Hoje, confesso, que foi um material que passou à reforma, pois tinha não só que desenhar, como depois fazer os recortes para ficar só a área a pintar e esse é um processo que demora muito tempo. No computador, posso fazer o mesmo tipo de efeito de uma forma muito mais rápida. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. eheheh
    Eu gosto do trabalho com aerógrafo!
    A construção da imagem está muito boa, embora ache que ficaria melhor se a personagem central estivesse menos brilhante, pois o fundo está mais "esfumado".
    (Não sei se me fiz entender)
    :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. (Sim eu sei... sou um "cata-piolhos"...)
    :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Imagem muito boa, fantástica mesmo!!

    Só tenho uma sugestão... na imagem da princesa, devias ter aproveitado só o olhar porque a boca dela parece meio deslocada da cena em si.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Bongop.
    Respondendo à tua questão, reconheço que talvez tenhas razão, no sentido em que como disse no texto, esta ilustração nasceu de três outras diferentes. De facto, a personagem que referes não fazia parte da mesma ilustração que o fundo. Como eu queria mais nitidez na personagem, fui buscá-la a outra imagem e montei. Provavelmente deveria ter dado mais alguns retoques. Ah... e podes continuar a catar piolhos à vontade. Um abraço.

    Luca,
    Digo-ye a ti o mesmo que disse ao Bongop. Quanto à questão de ter aproveitado a boca, a ideia foi a de que eu queria que se percebesse declaradamente que era uma personagem feminina. Eu sei que só os olhos poderiam sugerir isso mesmo, mas coloquei a boca, para que não houvesse a mínima dúvida. Provavelmente, e esse é às vezes o problema das montagens, não se enquadrou como deveria. Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Uau, gostei! A sobreposição do resto da senhora na paisagem está muito bem conseguida :D

    ResponderEliminar