terça-feira, 5 de outubro de 2010

CONTRA OS CANHÕES MARCHAR, MARCHAR!

   Hoje comemoram-se os cem anos da  implantação da República. E, claro está, que esta não é uma comemoração totalmente pacífica. Por detrás das cerimónias e dos discursos, surgem dúvidas, sobretudo devido à actual crise. Diz-se que muito foi feito, mas também que muito ficou por fazer. Lembram-se os heróis de uma resistência que já vinha de há muito. Mas mais do que recordar os nomes dos líderes, como António José de Almeida, José Relvas, Afonso Costa, Manuel de Arriaga, Bernardino Machado, Teófilo Braga ou Miguel Bombarda (que acabou assassinado), entre outros, importa recordar essa turba de heroís anónimos que se sublevaram, não tanto contra o rei como pessoa, mas sim contra o estado a que o país tinha chegado com o progressivo afundamento do regime vigente. E hoje que falamos novamente de crise, convém recordar que o Portugal de 1910 era um país extremamente pobre, inculto e analfabeto, miserável mesmo. Apesar de tudo, a situação hoje nada tem a ver com a da época, não obstante, há semelhança do que então acontecia, haverem já enormes fossos sociais.
   Convém recordar também que, há cem anos, o dia amanheceu debaixo de fogo e incerteza. Os combates foram sangrentos e muitos foram os que caíram atrás das barricadas, em nome de um ideal, que procurava um futuro melhor. E, é a essa multidão anónima formada por todo o tipo de gente que lutava simplesmente por melhores dias vindouros, que eu presto homenagem com esta ilustração que faz parte do álbum História de Manteigas - No Coração da Estrela.

4 comentários:

  1. Excelente composição, João. Eu sei que estás à espera que eu diga algo sobre as glandulas mamárias da senhora republica, mas ultimamente ela tem dado tanto de mamar aos dizem protegê-la que antes prefiro calar-me.
    (debalde será dizer que estão muito bem torneadas)
    um abraço

    ResponderEliminar
  2. Oi, vim conhecer o blog, gostei bastante, to seguindo!!!

    ResponderEliminar
  3. A luta entre Monarquicos e Republicanos não terminou com a Implantação da Republica a 5 de Outubro, havendo anos mais tarde diversas revoltas Monarquicas, mas uma frase ficou célebre: "A Republica foi Implantada em Lisboa a 5 de Outubro de 1910 e Implantada no resto do País por Telégrafo".
    Abraço cinéfilo
    Paula e Rui Lima

    ResponderEliminar
  4. Gio,
    Obrigado. Em relação às glândulas mamárias, ficam sempre muito áquem, pois, como dizes, são tantos os que se alimentam, que a mulher para ser bem representada, devia ter uns seios completamente disformes. Um abraço.

    J.Jr.
    Obrigado pela visita e serás sempre muito bem vindo aqui ao meu cantinho. Um abraço.

    Rui Luís Lima,
    É verdade, sim senhor. Esse facto, por acaso já sabia, mas agora no centésimo aniversário ainda aprendi mais umas curiosidades que não conhecia, como a do mal-entendido gerado por uma delegação alemã que levou toda a gente a pensar que os monárquicos tinham capitulado. Como em todas as revoluções, também esta teve algumas curiosidades engraçadas, embora, como disse no texto, aqueles dias tenham sido muito dramáticos. Um abraço.

    ResponderEliminar