terça-feira, 30 de novembro de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO "HISTÓRIAS DA AJUDARIS -2010"

Pormenor da capa, de Luís Valente
Marisa Cruz, durante a apresentação do evento (foto de Paulo Marques)
Paulo Marques (à direita), durante a mesma apresentação
Pormenor do imenso público que esteve presente (foto de Paulo Marques)
Pormenor da galeria de esposição, onde o meu trabalho surge ao lado do de Paulo Marques.
 Em baixo estão dois trabalhos dos meninos do colégio "O Ramalhete"
 (foto de Paulo Marques)
   Foi no passado dia 20 de Novembro que decorreu no Porto o lançamento do livro Histórias da Ajudaris -2010: projecto original que, a exemplo do que já havia acontecido no ano passado, reúne a colaboração de mais de meia centena de artistas que ilustram, em livro, contos escritos por cianças e jovens de cerca de 30 estabelecimentos de ensino do distrito do Porto.
   O desafio não era fácil, mas a Associação Ajudaris e o Grupo Entropia conseguiram levar, ao fim de nove meses de trabalho, o projecto a bom porto, conforme se pode constatar pelas fotos que ilustram este artigo. Para isso, Paulo Marques, o coordenador artístico contou com a colaboração de Ana Maria Baptista, Ana Saúde e Sara Mena Gomes, que foram as responsáveis pelo design do livro e Luís Valente, o autor do desenho da capa e dos convites.
    Ana Maria Baptista, Ana Maria Vieira, Ana Saúde, Andreia Bastos Nascimento, Ângela Serra, Antero Valério, Balegas, Carina Beringuilho, Carla Rodrigues, Catarina Guerreiro, Cidália Silva, Cláudia Pinhão, C.Sofia Nunes, David Bastos, Evelina Oliveira, Fátima Afonso, Fil, Gastão Travado, Gonçalo Cardoso Dias, Isabel Furtado, Jéssica Ferreira, Joana Lafuente, Joana Rolo,, João Vasco Leal, Jorge Delmar, Júlio Vanzeler, Luís Valente, Marc, Margarida Mira, Margarida Tovar, Maria Alice Oliveira, Mariana Craveiro, Marina Fátima, Marta Mergulhão, Melanie Romão, Miguel Gabriel, Natalina Cóias, Patrícia Alves, Paulo Galindro, Paulo Marques, Paulo Villas Boas, Pedro Morais, Ricardo Alexandre Alves Correia, Sara Mena Gomes, Sónia Saúde, Tânia Guita, Telma Guita, Teresa Alexandrino, Vanessa Côrte e Vanessa Nobre foram então os colaboradores deste projecto que, tal como eu, tiveram o desafio de ilustrar um conto de um jovem autor. No que a mim me diz respeito, posso dizer que este foi mais um daqueles trabalhos que me deu imenso prazer. Foi fantástico ler as linhas da história de Luna, uma menina sonhadora que não desiste de levar a cabo o seu sonho de visitar a lua, de uma forma que só uma criança pode conceber. Oxalá, eu tenha estado à altura da imaginação dos autores do jardim de infância Navegar no Saber.
A minha participação (foto de Paulo Marques)
   Sobre o lançamento em si, que contou com a apresentação de Marisa Cruz, não posso falar muito, porque, infelizmente, não pude estar presente. Mas pelo que vi das fotografias (gentilmente cedidas por Paulo Marques), dá para perceber que foi uma sessão bastante participada, emocionante e emocionada. Para mais pormenores, poderá sempre consultar o blogue O Mundo do Estranho. Mas, apesar de não ter estado lá, fico contente por observar que tudo correu muito bem, pois como diz o poeta, "o sonho comanda a vida"... e este tem sido, até à data, um sonho que tem pernas para andar, pois contribui para melhorar de forma bastante colorida a nossa existência... Pelo menos, a minha melhorou...  

4 comentários:

  1. Parabéns pela participação nesta bela iniciativa.
    O teu desenho está fabuloso!! Não sei se vais colocar aqui no blog ou se podes usar a imagem, mas gostaria de ter uma cópia para mim (para uso unicamente pessoal)... a minha filha adorou ;).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. E eu que pensava que também te tinhas transformado em repórter de ventos... LOL
    Boas fotos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Viva João!

    Nem imaginas como é agradável poder ler o teu post sobre o livro "Histórias da Ajudaris 2010" e agradeço-te todas as palavras, que funcionam sempre como incentivo, tanto para mim, como para o Grupo Entropia, para que continuemos a trabalhar em prol do objectivo de ajudarmos a uma dinamização do panorama artístico português e embora saibamos que apenas somos um pequeno grão de areia, gostamos de pensar que grão a grão se faz uma bela praia, onde as Artes em Portugal possam ser cada vez mais bem tratadas! :)

    Em relação ao livro, ele é realmente a tradução do esforço de muitos, de várias áreas artísticas, que colocaram o seu melhor neste projecto, de um modo espectacular e para mim foi de facto uma honra e uma satisfação enorme poder fazer parte deste projecto, aproveitando para te agradecer a tua excelente prestação, que foi na minha opinião, uma das mais belas de todo o livro, o que não surpreende, pois já descobri que não sabes trabalhar mal! ;)

    PS.- Aproveito para dizer em relação ao comentário anterior, do Lucaimura, que não existe qualquer problema em os ilustradores que participaram no livro, exporem ou partilharem o seu trabalho, pois é um direito que lhe assiste e que já foi amplamente praticado pelos ilustradores que participaram no primeiro livro (eu incluído).

    Um sempre Grande Abraço! :)

    ResponderEliminar
  4. Luca,
    Enviar-te-ei notícias por e mail. Um abraço.

    Bongop,
    Julgo que queres dizer repóter de eventos. Se é isso, deixa-me dizer-te que provavelmente estou a recordar os tempos em que de facto fui jornalista. Quanto às fotos, tens que dar os parabéns a quem as tirou. Eu só dei alguns retoques no photoshop. Um abraço.

    Paulo,
    Não tens nada quer agradecer. Eu é que tenho a agradecer o trabalho que tiveste para mim, no sentido de tornar este "post" possível. No resto, concordo contigo. Tudo o que se possa fazer para divulgar as artes e os artistas, é sempre muito bem vindo. Em relação ao livro, deixa-me dizer-te que foi de facto um prazer. Até parece que o conto foi propositadamente escolhido para mim. Pelo menos eu fiquei com essa sensação, tal foi o gozo que a ilustração me deu. Um abraço.

    ResponderEliminar