quinta-feira, 5 de maio de 2011

OS NOVOS PIRATAS!

A pirataria sempre foi bárbara e selvagem. Todavia, para nós, parecia uma coisa longínqua, romantizada por romances, filmes de aventuras e bandas desenhadas. Eis que, de súbito, em pleno século XXI, somos de novo acordados para esta realidade. Lá longe, nos mares da Somália, a pirataria, que se julgava extinta e confinada à História, volta outra vez à ordem do dia, quando ouvimos as notícias de cargueiros e petroleiros que são assaltados... E aqui, não se fala de homens de pernas de pau, com papagaios ao ombro, nem de figuras icónicas de lenço na cabeça, normalmente com um olho vazado, mas sim de mercenários oriundos de países pobres que vêem na pirataria uma forma de angariar dinheiro. E isso, faz-nos reflectir muito seriamente nas desigualdades cada vez mais acentuadas do mundo em que vivemos. Sim, porque os piratas de hoje já não estão armados com sabres e espadas, mas sim com metralhadoras. Contudo, os seus actos são tão sanguinários como os dos piratas de outrora. No entanto, ao desenhar um destes homens anónimos, admito que também eu, tenha feito uma representação muito romantizada destes piratas de hoje, pois a realidade é sempre muito pior...

Este desenho e o respectivo texto foram feitos a pensar no tema proposto pelo The Way of The Exploding Pencil, cuja temática era obviamente... PIRATAS.

5 comentários:

  1. Bom desenho! O tema piratas também me lembra um manga chamado One Piece. Mas isso são outras conversas.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Legal o desenho. Podias tambem ter feito um pirata a moda antiga ao lado deste para mostrar o contraste entre as épocas. Com seu belo traço imagino como iria ficar, este já está ótimo!!!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Jay Jay,
    Pois, esse manga eu não conheço. Um abraço.

    Diego,
    A minha ideia quando surgiu a temática foi a de fazer algo diferente, pois calculei que piratas "à moda antiga" iria haver muitos, como de facto houve. Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. A representação pode ter ficado romântica, mas que também ficou perfeita, artisticamente, ninguém pode negar. Seus desenhos estão cada vez melhores! Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, Eric.
    O que eu quis dizer com o ficar romântico, é simplesmente porque a realidade é sempre pior do que aquilo que imaginamos, pois por muito duros que queiramos ser, ficamos sempre muito distantes do que realmente se passa. Grande abraço.

    ResponderEliminar