quinta-feira, 18 de agosto de 2011

LUANDA CARTOON I - AS EXPOSIÇÕES

Olímpio e Lindomar, os cérebros do Luanda Cartoon. Foto: João Mascarenhas

Foto: João Mascarenhas

Uma das várias fotos de família: Gabriel Bá, Fábio Moon, Olímpio de Sousa, João Mascarenhas, eu e Laura Sassaroli com o pessoal do estúdio Olindomar. Foto: Hamilton Bonga

Os dois Joões: o grande e o pequeno... Foto: Hamilton Bonga

E porque os festivais também vivem do convívio. Da esquerda para a direita: Olímpio, eu, Fábio Moon, Gabriel Bá, João Mascarenhas, Guilherme, o relações públicas do Festival, Laura Sassaroli e Lindomar. Foto: De alguém que tirou com a máquina do João Mascarenhas

   Começo por mostrar, nesta primeira publicação que faço sobre o Luanda Cartoon, uma caricatura feita pelo Nelson Paim dos irmãos Sousa, o Olímpio e o Lindomar. Eles, com a sua paixão pela banda desenhada, são a verdadeira força motriz deste festival que vai já na sua oitava edição e promete crescer ainda muito mais. E, é a eles que tenho que agradecer em primeiro lugar pela hospitalidade e por colocarem mais uma memória indelével na história da minhas experiências. Mas ficam aqui também os meus agradecimentos ao Instituto Camões (onde se situava um dos núcleos de exposição, o outro foi no Belas Shopping), à embaixada portuguesa em Angola e ao João Mascarenhas, o meu companheiro de aventura.
   O que é que posso dizer do Festival em si? Bom, em primeiro lugar, foi para mim palco de várias estreias. Foi a primeira vez que fiz um directo para uma rádio e uma viagem para lá do equador. Por isso, não sabia muito bem o que é que iria encontrar. Mas como podem ver pelas fotografias que hoje publico, vi trabalhos de muito bom nível. Uns com claras influências mangá, outros que que expressam o amor pelos comics, outros que têm algo da BD franco belga e outros ainda que reflectem muito sobre a realidade local. Enfim, diversidade e qualidade não faltaram, que é o que se pretende de um evento deste género.
   Se o João Mascarenhas, que desta vez levou, entre outras coisas, algumas páginas de Butterfly Chronicles, o trabalho que está a produzir, já era um repetente, o mesmo não se pode dizer dos outros convidados estrangeiros. Para além de mim, que expus duas pranchas de A Voz dos Deuses e ainda mais duas do nosso amigo Fred, também Gabriel Bá e Fábio Moon (os gémeos brasileiros, que já tinham exposto em Beja) e Laura Sassaroli, uma jovem promessa italiana, marcaram aqui presença pela primeira vez. Mas o público pôde ver ainda algumas pranchas de Zorito Chiwanga, um autor moçambicano e ainda as de vários artistas locais. A saber (e espero não falhar nenhum): o veterano Horácio Dá Mesquita, Altino Chindele, Armando Eduardo, Armando Pululo, Ben Elias, Carlos Caldeira (o autor do cartaz), Carnott Júnior, Casimiro Pedro, o grupo Eclips, Gabito da Silva, Gesclin Sousa, Osvaldo Bala, Paulo Airosa, Tché Gourgel, Tiago Mena Abrantes, Tumbula, Júlio Pinto, Machai, Horácio Gilberto, Jumilson Faria, Zix e, claro, os organizadores Olímpio e Lindomar, com o seu Cabetula. Isto, para além de uma área dedicada à caricatura.
   Ah, e desenganem-se os que, ao ver as fotografias, pensam que não houve público. Assim parece, porque foram tiradas em momentos em que as portas ainda estavam fechadas. Todavia, este foi um evento de sucesso, que, na sua abertura, contou ainda com a presença do vice-ministro da cultura de Angola, Cornélio Caley que discursou perante um anfiteatro cheio, onde nem de pé, cabia mais ninguém. Mas, sobre isso, falarei melhor na próxima publicação sobre este festival. É que uma só  não dá para incluir todo o turbilhão de emoções que vivi em Luanda durante estes dias de Agosto. Até lá, deixo também aqui o site do festival, para os que quiserem ver mais... 
Uma das alas da exposição. Foto: Hamilton Bonga

Ala da caricatura com auditório ao fundo. Foto: Hamilton Bonga

Caricaturas. Foto: Hamilton Bonga

A ala onde estou representado, ao lado do Júlio Pinto, do João Mascarenhas e do Gesclin Sousa (em primeiro plano) Foto. Hamilton Bonga

Trabalhos de Tiago Mena Abrantes, Armando Eduardo, Junilson Faria, grupo Eclips, Zix e  Paulo Airosa. Fotos: Hamilton Bonga
Foto: Hamilton Bonga

Laura Sassaroli e Zorito Chiwanga. Foto: Hamilton Bonga

Horácio Dá Mesquita (prancha à esquerda) e duas pranchas de Gabriel Bá e Fábio Moon. Foto: Hamilton Bonga
Pranchas de Horácio Gilberto. Foto: João Mascarenhas

Pranchas de Tumbula. Foto: João Mascarenhas

Pranchas de Ben Elias. Foto: João Mascarenhas

Pranchas de Carnott Júnior. Foto: João Mascarenhas

Pranchas de Júlio Pinto. Fotos: João Mascarenhas
Um exemplo do humor do Olímpio e do Lindomar, com o seu Cabetula. Foto: João Mascarenhas
E cá estou eu, junto às minhas pranchas. Foto: Hamilton Bonga





13 comentários:

  1. A BD é uma linguagem universal. Um festival que já vai na sua 8ª edição é sinal de uma vitalidade muito boa. Boas fotografias! Ab

    ResponderEliminar
  2. Ouvi dizer que despachaste Funzips, onde consta a minha BD d'Os Escudos da Lusitânia, feita com o Raz. Pela divulgação em Angola, um muito obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Grande Amigo e grandes fotos, onde se consegue sentir sem dúvida como esses dias passados na minha terra natal, foram dias memoráveis!

    PS.- Já estive também a apreciar a tua tira "autobiográfica" do Fred e realmente esse "De Volta à Realidade", será um facto inspirador, se bem que no teu caso, será certamente um regresso à "realidade" portuguesa, bastante preenchido por boas energias e novas vivências!

    Grande Abraço e bem-vindo de volta!

    ResponderEliminar
  4. Verbal,
    Absolutamente de acordo. Em relação às fotos os créditos não são para mim, mas sim para os seus autores, o Hamilton Bonga e o João Mascarenhas. Abraço.

    João Figueiredo,
    Pois foi assim: Pus o Fred a vender fanzines, sob ameaça de que não voltava se não tivesse boas vendas, eh! eh! eh! Agora, fora de brincadeiras, a coisa correu de facto bem. Abraço.

    Paulo Marques,
    Pois, como disse ao Verbal, os créditos das fotos não são meus, mas sim de quem as tirou. E, concordo contigo, estes foram de facto dias memoráveis, tão memoráveis que ainda me estou a adaptar ao "regresso à realidade". Foi de facto uma daquelas experiências que recordarei para o resto dos meus dias. Abraço.

    Paulo Brito,
    Obrigado e estendo o teu voto à organização do Festival que montou, quanto a mim, um acontecimento. Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Ah, agora sim!
    É bom conhecer alguns festivais de longe, mesmo que através do olhar de outras pessoas. Sua participação é bem merecida! Afinal, havia vários outros grandes nomes da Banda Desenhada reunidos no evento.
    Fiquei tentando, através da foto, reconhecer os seus trabalhos. Já apareceram por aqui, no blogue?
    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Eric,
    Como vês, os desejos acabam por se cumprir. Pois, entre outras coisas, esta foi uma oportunidade de conhecer um pouco melhor dois compatriotas teus: o Fábio Moon e o Gabriel Bá, cuja obra admiro e muito. Em relação aos trabalhos que estão na foto, existem dois que ainda não conheces. Ou seja: as duas pranchas que estão em cima, pertencem à Voz dos Deuses, o meu primeiro álbum (e, até à presente data ainda nãp coloquei aqui nenhuma). Quanto às de baixo, são algumas tiras do Fred, (todas elas publicadas aqui no blogue). Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que passaste um óptimo tempo!
    :D
    E obrigado por partilhares essas fotos com o pessoal!
    ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns, João Amaral, pela sua importante participação e pela reportagem. Que os resultados sejam os melhores para bem da BD.
    Bj amigo
    Maria Fernanda

    ResponderEliminar
  9. Meu bom amigo João Amaral, fico feliz pela sua participação e presença nesse 8ºFestival em Luanda, e por ter ultrapassado o Equador, bem como as peripécias da viagem. A sua descrição é preciosa e fica como registo do evento. Parabéns também ao João Mascarenhas, que admiro e de quem sou amigo. Auguro muitos êxitos para vós, com participações sempre em força. Abraço de amizade e admiração
    José Ruy

    ResponderEliminar
  10. Sem duvida uma optima e talentosa exposição, realmente um marco no teu percurso artístico.

    Muitos muitos parabens estou cheio de orgulho

    Grande abraço
    João Raz

    ResponderEliminar
  11. Bongop,
    E, se tudo correr bem, esta semana haverá mais algumas. Um abraço.

    Maria Fernanda,
    Pois, posso dizer que se há coisa que caracteriza o Olímpio e o Lindomar é o seu amor pela BD. Isso é indiscutível. Quanto à minha reportagem, espero que consiga transmitir um bocadinho dos dias inesquecíveis que passei em Angola. Bjs.

    José Ruy,
    Antes de mais um grande obrigado pelas suas gentis palavras. E espero realmente com a descrição conseguir transmitir um pouco desta incrível experiência. O João bisou, mas para mim foi a primeira vez que me vi, como disse, num festival que me proporcionou uma data de coisas novas. Esta foi uma experiência que, tenho a certeza, me proporcionará para o resto dos meus dias muito gratificantes recordações. Um grande abraço e retribuo a amizade e admiração.

    João Raz,
    Foram de facto, como disse anteriormente, dias inesquecíveis e tenho muito a agradecer aos irmãos Sousa por me terem proporcionado uma aventura e pêras. Afinal, existe uma coisa que nos une a todos: uma paixão muito grande pela BD. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  12. Meu Amigo, J.Amaral... já sobe que não estarás em Luanda este ano para o Festival Luanda CARTOON ... Bem, estive a mergulhar no teu blog, e..., esta muito fixe,é com grande estima que aprecio o teu trabalho.

    ResponderEliminar