terça-feira, 22 de novembro de 2011

SUBMUNDO

Deixo hoje aqui mais um desafio que efectuei para o Pen Tablet Inc, sob o tema Submundo. Esta ilustração foi, de certa forma, uma homenagem a Nosferatu, de Murnau, que é provavelmente o pai de todos os filmes de vampiros, mas revestido de alguma actualidade. Quis também com ele, mostrar um mundo infernal, não propriamente envolto em fogo, mas antes em trevas, porque penso que a escuridão e a ausência de luz, continuam a ser um dos medos mais latentes no ser humano. Posteriormente, aproveitei o desenho e adaptei-o para uma luminosidade a preto e branco, mais à base de contrastes. Essa versão pode ser vista na Zona Gráfica 2, a mais recente publicação da Zona.

6 comentários:

  1. Está fantástico!!
    Conseguiste captar muito bem a essência de Nosferatu, até mesmo no pormenor dos dentes.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Que legal!
    Adorei a caveira que você colocou na lua. A imagem seria uma ótima capa para alguma possível publicação cujo tema fossem histórias de terror.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. O desconhecido será sempre aquilo de que temos mais medo e a escuridão e ausência de luz podem bem ser a sua representação. Muito bom!
    Cumprimentos cinéfilos
    Paula e Rui Lima

    ResponderEliminar
  4. Luca,
    Obrigado. A ideia, no fundo, era a de combinar o universo desse já bastante antigo filme, com um mais próximo da nossa realidade, com alguma, muita fantasia, se é que me explico bem. Um abraço.

    Eric,
    Ora aí está um pormenor que eu não tinha a certeza se as pessoas iriam reparar nele. Fico satisfeito, por isso, por o referires. Um abraço.

    Paula e Rui Lima,
    Concordo, apesar de o medo da escuriudão estar algo reflectido no medo que temos da morte, pois quer num caso, quer noutro, movemo-nos sobre algo que não controlamos minimamente. Abraços cinéfilos e bedéfilos.

    ResponderEliminar
  5. Amei esta ilustração!!! Adoro olhos bem expressivos!!!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. J Jr.,
    A mim, rersta-me agradecer e dizer que também ela me deu muito gozo a fazer. E já que falas nos olhos, foi um dos pormenores em que concentrei muito a minha atenção. Um abraço.

    ResponderEliminar