segunda-feira, 9 de julho de 2012

INFANTE PORTUGAL - VISÕES CRIATIVAS

Convite para a inauguração da exposição
   Depois de As Tramóias Capitais e A Intíma Capitulação, a trilogia dedicada ao Infante Portugal, da autoria de José Matos-Cruz, chega agora ao fim com a saída de O Infante Portugal e as Sombras Mutantes. Este terceiro volume, embora seja maioritariamente ilustrado por Daniel Maia, por vezes em colaboração com Susana Resende e Daniel Henriques, tem uma série de galerias, nas quais participam todos os ilustradores que colaboraram nesta obra, com visões alternativas e criativas. Numa delas, consta uma interpretação minha sobre este verdadeiro Super-Herói português. No livro, as imagens poderão ser vistas a preto e branco. No entanto, aqui no blogue deixo, não só os esboços iniciais, como uma versão colorida.
    Paralelamente, fica também aqui o convite para Entre:Visões  O Infante Portugal e as Sombras Mutantes, uma exposição que será inaugurada amanhã, às 19.00 horas, no Centro Cultural de Cascais, situado na Av. Rei Humberto II de Itália. Aí, estarão expostas as visões dos muitos artistas que colaboraram, com o seu trabalho, para enriquecer ainda mais um imaginário que tem, como contribuidor-mor, precisamente José Matos-Cruz. É que, sem a sua transbordante imaginação, nada disto seria possível...
    Aos que não puderem amanhã estar presentes, fica também a informação de que esta mostra irá estar patente ao público, até ao próximo dia 26 de Agosto, de terça a domingo, das 10 às 18 horas, sendo a entrada livre.
   Entretanto, para todos os que ainda não viram, deixo aqui, aqui e aqui os links, onde estão, entre outras coisas, o lançamento do segundo livro e a minha primeira colaboração no universo deste herói, na qual me foi pedida uma visão do Escudeiro Europa, uma da personagens.
A minha visão do Infante...
... e os esboços

2 comentários:

  1. Não conhecia esta obra mas fiquei curioso. A tua visão do Infante está fantástica... um verdadeiro herói nacional :).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Luca. E deixa-me dizer-te que as outras visões são verdadeiramente espectaculares. Uma pequena mostra disso mesmo está no desenho do convite da autoria do Daniel Maia. Por isso, se tiveres oportunidade de visitar a exposição, garanto-te que não dás o teu tempo por perdido. Um abraço.

      Eliminar