sexta-feira, 23 de março de 2012

FILOSOFIAS FREDIANAS

Agora, o Fred já tem uma página na rede social. A saber: https://www.facebook.com/Fredecompanhia

quinta-feira, 22 de março de 2012

GUERREIRO


Ora aqui está o desenho da autoria do João Raz e colorido por mim, que figurava (entre nós os dois) numa das fotografias, que coloquei na publicação dedicada às exposições dele e do André Caetano, em Beja. Deixo também mais uma vez o link do blogue do João, pra quem tiver curiosidade e quiser ir lá espreitar.

quinta-feira, 15 de março de 2012

ANDRÉ CAETANO E JOÃO RAZ NA CASA DA CULTURA DE BEJA

O João Raz e eu, junto de um dos trabalhos em que colaborámos

O André Caetano (à direita) na conversa com o João Pedro Figueiredo

Os artistas com Paulo Monteiro durante a apresentação das exposições

   Foi com muito prazer que assisti no sábado passado (dia 10 de março) às exposições do André Caetano e do João Raz, na Casa da Cultura de Beja, no que posso definir como um dia muito bem passado. O trabalho do João, eu já conheço há algum tempo e sei que ele é um mestre, não só na arte conceptual, como na criação de mundos imaginários que vão muito para além do delírio mais louco. Ameaça, por isso, na minha opinião, tornar-se num dos melhores desenhadores fantásticos de sempre. E, por várias vezes, até já fomos cúmplices. O João no traço e eu na cor. O trabalho que aparece na fotografia entre nós os dois é disso um exemplo.
  Quanto ao André, conheci-o à relativamente pouco tempo e, esta exposição, permitiu-me observar ainda melhor o seu talento, não só como autor de BD, mas também como ilustrador, sendo dono de um traço que se adapta muito bem a vários tipos de trabalhos. Por isso, para mim, a sua exposição também foi, de certa forma, a confirmação de que, no futuro, também ele, será alguém de quem ouvirei falar muito. 
   Posso mesmo dizer que estas são duas exposições que recomendo, uma vez que nos permitem ver dois jovens autores, cujo talento é inegável e proporcionar-nos a visão de imaginários que, embora diferentes, são igualmente muito interessantes. Está, por isso, também de parabéns o Paulo Monteiro, o director do Festival de Banda Desenhada de Beja, que, através desta iniciativa, a exemplo de outras que tem organizado, consegue sempre surprteender-nos muito favoravelmente.
   Recomendo, por isso a todos os que se puderem deslocar a Beja, a visita a estas mostras que estarão patentes até ao próximo dia 28 de Abril. Para quem quiser conhecer melhor os autores em questão, deixo também aqui os links dos blogues dos artistas: André Caetano e João Raz.
                                                                                 Fotos: Cristina Amaral

Pormenor da exposição do João Raz

Vista geral de uma das alas dedicadas ao João Raz

Vista geral de uma das áreas consagradas ao André Caetano


Algumas das obras do André Caetano em exposição

Os visitantes...

quinta-feira, 8 de março de 2012