quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ILUSTRAÇÃO PARA "AO REDOR DO MUNDO - LEITURAS EM PORTUGUÊS - VOL. 2"


   O avanço tecnológico proporciona-nos experiências muito interessantes. Se pararmos um pouco, podemos constatar que, hoje em dia, se podem fazer fazer coisas que, há alguns anos atrás, eram verdadeiramente impossíveis. Foi o que aconteceu muito recentemente comigo, que elaborei uma ilustração para um texto da brasileira Giselle Ribeiro, mestre em letras pelo Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, para o livro Ao Redor do Mundo - Leituras em Português, vol. 2, da Atlantico Books, que teve a sua edição nos Estados Unidos.
   Como é notório, este desenho serviu para ilustrar e, de certa forma, resumir um texto sobre uma realidade ainda existente na actual Guiné-Bissau, onde o casamento forçado de jovens raparigas com vista a interesses vários, que não o amor, ainda vigora em pleno século XXI. E, esta ilustração, bem como o texto da Giselle, inserem-se num conjunto de estudos, ensaios e crónicas provenientes e sobre esse grande mundo que é o da lusofonia. O objectivo é, não só ensinar o português, como levar as pessoas a tomar contacto com algumas realidades de países e culturas tão diferentes, mas que acabam por ter um mesmo denominador comum: a sua língua...
   Para quem tiver mais curiosidade sobre o assunto, deixo também o link para a página da editora Atlantico Books dedicada ao livro, aqui. Em relação a mim, posso dizer que este foi um trabalho no qual tive muito prazer em colaborar, já que me proporcionou algo verdadeiramente invulgar. Assim, sem sair de casa, pude, através de um simples desenho, colaborar com uma iniciativa muito válida a ser feita nos Estados Unidos. E, claro que isto aconteceu, depois de ter feito "uma paragem" nesse grande país irmão que é o Brasil. Afinal, um dos efeitos positivos da globalização é este mesmo: o de permitir que pessoas separadas por oceanos, possam colaborar com vista a um mesmo resultado...

Capa do livro

14 comentários:

  1. Está muito bom amigo João :D

    Gosto imenso do teu trabalho continua com todo esse talento :)

    Abraço
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, João e faço minhas as tuas palavras. Grande abraço. :)

      Eliminar
  2. Muito obrigada pela ilustração, Jõao!
    Esta imagem está perfeita para ajudar os alunos de português a entender a situação das jovens guineenses. Espero colaborar com você numa nova oportunidade--e parabéns pela sua obra!
    Um abraço,
    Elena Como
    Atlantico Books, Nova York, EUA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Elena. Para mim, foi de facto um prazer e, se a minha ilustração, bem como o texto da Giselle puderem contribuir para melhorar as coisas em relação às jovens guineenses, então ficarei ainda mais satisfeito. E aprecio bastante que a Elena, como editora tenha gostado do meu trabalho. E, acredito que no futuro oportunidades não hão-de faltar. Um grande abraço.

      Eliminar
    2. Obrigadão por suas palavras simpáticas Jõao! E muito boa sorte com todos seus projetos. :)

      Eliminar
  3. Caro João,
    Parabéns pelo desenho, muito expressivo (dando razão à conhecida máxima: "uma imagem vale mais do que mil palavras!"). Quanto ao teu novo estilo, também gosto muito dele, com um traço cheio de nuances, tanto a preto e branco como a cores...
    Um abraço do
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Jorge. De facto, este trabalho faz-me descobrir que, embora eu seja um desenhador muito ligado à cor, também nerste momento me está a dar muito gozo explorar o preto e branco. E aqui, aproveitei até uma dica do Fabio Civitelli que me disse que se transpuser os desenhos a preto e branco, tal qual estão no papel, consigo que na edição os traços muito finos, acabem por se converter em cinzentos, o que dá nuances muito interessantes. Grande abraço para si.

      Eliminar
  4. Fiquei um bom tempo sem visitar este blog, mas volto sem me arrepender. Sua arte tem melhorado cada vez mais mais, João! Parabéns por tanto talento e dedicação. Ficou perfeita a ilustração para o texto de Giselle Ribeiro.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Eric. Compreendo-te perfeitamente, pois nos últimos tempos também não tenho tido tempo para explorar os blogues como eu gostaria. Fico satisfeito por continuares a gostar do meu trabalho e também eu, como sabes, sou um fã da tua arte. Um abraço.

      Eliminar
  5. Ilustração bem expressiva amigo João Amaral! Diz logo o que tem a dizer, sem floreios. Gostei muito também da proposta do livro. Tentarei obtê-lo aqui no Brasil. Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Jo. Essas palavras vindas de alguém que considero ser um excelente ilustrador, são de facto um motivo de orgulho para mim. E, isso não posso negar, esta foi uma ilustração que me deu muito gozo, pois pude explorar novas vertentes do desenho que ainda não tinha explorado muito. Em relação ao livro, penso que é questão de entrar em contacto com a editora. Penso que no site estão lá mais informações a esse nível. Grande abraço.

      Eliminar
    2. Obrigada pelo interesse, Jo Fevereiro! No momento, não temos distribuidora no Brasil, mas você pode pedir o livro no nosso website, e mandamos pra você no Brasil (que leva umas 3-4 semanas). Aqui: http://www.AtlanticoBooks.com

      Espero logo encontrar uma editora/distribuidora brasileira para espalhar "Ao Redor do Mundo: Leituras em Português" no Brasil!

      Eliminar
  6. Hoje é o "Dia Internacional da Mulher" e eu postei esta imagem no meu FaceBook para marcar a ocasião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu fico muito agradecido por isso, Elena. Penso que tem tudo a ver com o dia, mais não seja para lembrar que ainda existem mulheres no mundo, cuja opinião não conta em relação a decisões que terão indiscutivelmente influência nas suas próprias vidas. Bjnhos.

      Eliminar