terça-feira, 11 de junho de 2013

RECORDAÇÕES DE BEJA


 




Uma prancha de O Fim da Linha, antes de ser retocada digitalmente

Até ao próximo dia 16, a exposição dedicada ao autor deste blogue pode continuar a ser vista em Beja, integrada no IX Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Mas para todos os que não se puderem lá deslocar, deixo aqui algumas fotos para terem uma pequena ideia desta mostra. Mas na minha página do facebook, o By João Amaral estão mais algumas que poderão ajudar a documentar o que foi essa exposição que, na minha modesta opinião, ficou muito bonita, graças a todo o trabalho do Paulo Monteiro e toda a sua equipa, a quem eu mais uma vez agradeço. Do que foi a minha estadia na cidade alentejana, onde tive oportunidade de viver mais um fim-de-semana memorável, deixo também algumas fotos do lançamento de Outros Mundos primeiro livro de ilustração do meu colega e amigo João Raz, que recomendo vivamente. A exemplo do que já tinha acontecido no passado com outros trabalhos, eu e o João colaborámos uma vez mais na ilustração da capa; ele criando um mundo alternativo e eu, dando-lhe cor, tentando fazer alguma justiça ao seu imaginário delirante. Por fim, deixo também uma foto do pré-lançamento de Os Escudos da Lusitânia, onde eu e o Raz, colaborámos com um dos mentores deste grandioso projeto: o João Figueiredo. Mas, estes foram apenas alguns pequenos momentos de um fim-de-semana, onde ficou patente o profundo amor que o Festival de Beja tem pela banda desenhada, proporcionando não só magníficas exposições, como encontros entre autores oriundos dos mais diversos géneros e países, bem como momentos de salutar convívio entre os presentes e o público. Por isso, a quem ainda não teve oportunidade de se deslocar a esta magnífica cidade, aconselho vivamente a que o faça...
Fotos: Cristina Costa Amaral e algumas gentilmente cedidas por João Raz

Eu e o João Raz durante o lançamento de Outros Mundos, o seu primeiro livro de ilustração fantástica
A capa de Outros Mundos, de João Raz
Pré-apresentação de Os Escudos da Lusitânia. Da esquerda para a direita: o João Raz, eu e o João Figueiredo, um dos mentores do projeto

8 comentários:

  1. Um grande muito obrigado meu amigo :D

    É uma honra imensa poder fazer parcerias desta forma :D

    Podes crer foram dois dias para recordar :D

    Super abraço e um grande bem hajas
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A honra meu caro amigo é mútua. Sabes bem que te considero um desenhador talentoso e para mim é sempre um prazer complementar de alguma forma o teu imaginário delirante. No resto, concordo contigo: foram de facto dois dias memoráveis. Grande abraço.

      Eliminar
    2. Só mesmo tu para aturares os meus delírios :D

      Grande abraço
      João

      Eliminar
    3. Sabes que os malucos se entendem sempre bem. :) Abraço.

      Eliminar
  2. E fotos da Apresentação d'Os Escudos da Lusitânia no 1UP, em que os 3 Joões foram ladeados pelo Claudino Monteiro e pelo Ricardo Correia? De resto, Beja é sempre Beja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hão-de vir, hão-de vir, tem calma. Para já tens as aventuras dos três Joões em Beja. Abraço.

      Eliminar
  3. Parabéns, João Amaral. E tem razão o João Figueiredo quando diz que "Beja é sempre Beja". Só quem por lá vais passando o percebe. Fossem todos os anos como este que passou, onde pudêssemos celebrar o nosso sucesso ou o sucesso alheio, dos amigos. Deste Festival teremos sempre bonitas e gratas recordações; todos.
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Carlos. E eu também concordo com vocês: Beja proporciona-nos sempre fins-de-semana memoráveis e é sempre uma referência. Faço minhas as tuas palavras. Um abraço.

      Eliminar