terça-feira, 24 de setembro de 2013

ENTREVISTA AO SÍTIO DAS ARTES





Partilho hoje uma entrevista que efectuei a O Sítio das Artes, no passado dia 14 de Setembro (que curiosamente coincidiu com o meu aniversário de casamento), um novo espaço na internet dedicado a todos os acontecimentos que tenham a ver com a actividade cultural que por aí existe. Mais não seja por isso, este é um espaço a que irei dedicar um pouco da minha atenção regularmente. Agradeço desde já aos autores desta iniciativa por se terem lembrado de mim, mas fundamentalmente da banda desenhada, uma arte neste país tantas vezes por aí esquecida e considerada menor, tirando pontuais excepções, claro. Aqui falo um pouco de mim, das minhas motivações, influências e, obviamente, do meu trabalho. Quem quiser espreitar, poderá fazê-lo aqui.
Fotos: Cristina Costa Amaral

6 comentários:

  1. Gostei muito desta entrevista e do próprio cenário envolvente. Foi pena não teres falado mais em pormenor dos outros álbuns que fizeste, sobretudo com a Âncora, porque nem todos estarão a par da tua obra.
    E muito obrigado pela referência ao meu nome e à nossa colaboração numa das histórias que mais gostei de escrever. Quanto aos elogios, também os devolvo, com a certeza de que muito há ainda a esperar do teu talento e do teu amor à BD. Não há dúvida de que foste o desenhador do ano.
    Um grande abraço,
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Jorge, nestas coisas fica sempre algo por dizer, sobretudo quando estamos a falar ininterruptamente, tendo como único guia uma série de perguntas que estão à nossa frente. Quanto à referência, não há nada que agradecer. Trata-se daquilo que efectivamente sinto e, apesar da nossa colaboração não ter sido muito extensa, a verdade é que me proporcionou momentos verdadeiramente incríveis. Sobre isso de ser o desenhador do ano, não acredito muito nisso, até porque neste país faltam muitas coisas, mas talento não é nenhuma delas. Digamos que este ano calhou haver algumas coisas que me expuseram um pouco mais. Mas, concordo consigo numa coisa, quem me conhece sabe que eu tenho um amor muito grande à BD e espero ter ainda tempo para evoluir mais do que aconteceu até aqui. Um abraço.

      Eliminar
  2. Meu amigo João Amaral , há muito que não visitava a sua página e o maravilhoso do seu grafismo. Em boa hora o fiz e tive ensejo de ver o vídeo da sua entrevista que apreciei bastante, Ocupo-me na escrita como função principal e depois da saída do meu livro " Escrito na Cal" continuo a preparar o texto para outros livros. Vislumbro, talvez, a possibilidade de uma colaboração de ilustração e até de possíveis argumentos. Em breve contactarei com mais pormenores. Um abraço e parabéns pela obra desenvolvida.
    José Movilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Movilha, agradeço-lhe antes de mais as suas palavras. Em relação a essa possibilidade de colaboração, vamos mantendo contacto via e-mail. Um abraço.

      Eliminar
  3. O teu amigo misterioso e alemão!8 de outubro de 2013 às 14:01

    É bom ver que não são só os amigos que te entrevistam, como pensam as mentes da reacção. É bom ver que também despertas atenções de outros que têm os mesmos objectivos que os amigos que só te entrevistam. Divulgar a BD em Portugal. Sejam amigos, sejam pessoas que só se conhecem no dia da entrevista. Mas isso, as mentes da reacção não conseguem atingir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo alemão,
      Obrigado pelas palavras e concordo contigo. Tudo quanto se possa fazer em prol da BD é válido. Fiquei surpreso quando recebi o convite para esta entrevista que foi feita para um portal de artes. E, fiquei muito agradavelmente surpreendido por ser algo que visa priveligiar todas as formas de arte, incluindo a banda desenhada que em muitos sítios continua a ser avaliada como sendo de segunda categoria. E fiquei, obviamente, muito satisfeito por se terem lembrado de mim. Um grande abraço e continua também tu o excelente trabalho que tens feito pela divulgação da nona.

      Eliminar