terça-feira, 5 de novembro de 2013

A MINHA CONTRIBUIÇÃO PARA O FANZINE EFEMÉRIDE



   Após cinco números de Efeméride dedicados a vários heróis de BD, Little Nemo, Super Homem, Príncipe Valente (no qual participei), Tintin e Corto Maltese, Geraldes Lino decidiu finalizar esta notável iniciativa com um número especial, em que cada autor homenagearia um dos seus heróis de BD favoritos com uma página. Devido à extensão de participantes (mais de cem), o editor e entusiasta da nona arte decidiu então que este último número seria repartido por quatro volumes. Neles, os heróis aparecem por ordem alfabética, sendo que o último número terá curtas biografias de todos os  que participaram nesta iniciativa. Ora, começando o herói que quis homenagear pela letra B, obviamente que a minha contribuição saiu já no primeiro número.
   Pois é de Bruno Brazil que estou a falar. Obviamente que existem muitas BDs e autores que admiro, mas um dos primeiros que descobri foi efectivamente William Vance, cuja arte me apaixonou logo em miúdo, quando tive a oportunidade de ler pela primeira vez um livro velhinho que ainda mora na minha biblioteca, intitulado Sarabanda em Sacramento. O dinamismo do desenho naquelas páginas cativou-me de imediato. Daí que, a partir desse dia passei a seguir as aventuras de Bruno Brazil e da sua Brigada Caimão com renovado interesse e não demorei muito a adquirir os restantes álbuns da série, mas também outros desenhados por Vance, cuja arte ainda hoje me deixa extasiado. Por isso, a minha escolha tornou-se óbvia: fazer uma prancha que pudesse homenagear tanto Vance, como o argumentista Greg que também se tornou para este jovem que entretanto crescia, numa referência no campo dos argumentistas, já que foi o responsável por algumas das séries que muito me maravilharam na extinta revista Tintin...
   Por fim, resta-me dizer a todos os que queiram adquirir estes números de Efeméride que eles se encontram à venda nos stands Pedra No Charco e Dr. Kartoon no decorrer do Amadora BD.

Sem comentários:

Enviar um comentário