terça-feira, 20 de agosto de 2013

XVIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE VISEU - AS FOTOS

O momento em que recebi o prémio
E, pouco depois, sessão de autógrafos
Aqui ao lado de Andrea Venturi (à esquerda) e Álvaro, que recentemente lançou Balcão Trauma (à direita)
   Foi no passado dia 10 de Agosto, por volta das 17.00 horas, que o autor deste blogue recebeu em Viseu o prémio Animarte que, neste caso, visa premiar a carreira de um autor de banda desenhada. E, esses são momentos que muito dificilmente se apagarão da sua memória. Só existe aqui um pequeno problema: é que o Jhion e o Joca estão-se a degladiar a dizer que o prémio é também um bocadinho deles.
   Falando agora a sério, tenho que agradecer em primeiro lugar ao GICAV, nas pessoas do Carlos Alberto Almeida e do Luís Filipe Mendes, bem como ao Luiz Beira por se terem lembrado de mim. Apesar da nossa carreira ser muitas vezes difícil e não correr às vezes da forma que queremos ou sonhamos, este prémio significa para mim uma motivação acrescida. Tenho pois aqui um forte incentivo para continuar e, sempre que me sentir desmotivado, poderei sempre contemplá-lo e utilizá-lo para vencer as inseguranças. Por fim, quero exprimir que me sinto extremamente orgulhoso por tê-lo recebido no mesmo dia em que o Geraldes Lino, alguém que muito admiro e considero ser uma das pessoas que mais fez pela BD neste nosso país, à beira mar plantado.  Esse foi, de facto, um troféu mais do que merecido...
   Entretanto, mostro mais algumas fotos do Festival em si que, para além de ter exposições dedicadas a mim e ao Geraldes Lino, através do seu trabalho no mundo dos fanzines, teve algumas outras dedicadas a Andrea Venturi, um dos desenhadores de Tex, uma homenagem ao editor de muitos anos desta publicação, Sergio Bonelli (onde consta um desenho meu) e mostras dedicadas a Álvaro, Santos Costa, Rui Lacas, Joana Afonso, Miguel Rebelo, Pedro Emanuel, Dani ou Didier Comès, para referir alguns exemplos. Mas o visitante poderá ainda admirar os trabalhos de Will Wandersteen ou a mostra dedicada às adaptações para BD feitas a partir da obra de Eça de Queiroz. Para informações mais detalhadas e mais fotos poderá sempre consultar o Tex Willer Blog, o By João Amaral, a minha página no facebook ou ainda o FotoBD.
   Mas o que importa finalmente reter é que esta foi uma tarde que, entre outras emoções, nos proporcionou um excelente convívio que se arrastou para um jantar bem humorado, acabando a noite com uma palestra muito interessante dada pelo próprio Geraldes Lino, onde fiquei a aprender algumas curiosidades que não sabia sobre fanzines. Este será por isso para mim mais um daqueles fins-de-semana inesquecíveis. E, digo mais uma vez que, por muitas fotos que existam, não há nada como presenciar as exposições ao vivo. Por isso, a todos os que possam deslocar-se a Viseu, fica aqui a minha recomendação para irem ao primeiro andar do pavilhão Multiusos, instalado em plena Feira de São Mateus, pois elas estarão patentes ao público até ao próximo dia 22 de Setembro.
Fotos: Cristina Costa Amaral

Uma prancha dupla de A Voz dos Deuses
Pormenor da minha exposição
A minha biografia
Um original do álbum Bernardo Santareno
Originais de O Que Há de Novo no Império?
Umaa mesa onde estão patentes alguns originais e a reprodução de uma das páginas de Cinzas da Revolta, feito em parceria com Miguel Peres
O descanso dos guerreiros: Andrea Venturi, eu, Geraldes Lino e Luiz Beira
ALGUMAS EXPOSIÇÕES

Algumas pranchas de Álvaro
Uma prancha de Andrea Venturi para Tex
Vista parcial do núcleo expositivo
Exposição dedicada a Sang Royal
Mostra de Santos Costa
Comès em destaque
O espaço de Rui Lacas
A exposição dedicada às adaptações para BD feitas a partir da obra de Eça de Queiroz
O público junto ao núcleo de Tex

Santos Costa,  José Carlos Francisco e Andrea Venturi
E o inevitável retrato de família...  com, entre outros, Carlos Alberto Almeida, Luís Filipe Mendes, os organizadores do Festival, Andrea Venturi, Ana Paula Santana, vereadora da cultura da CM de Viseu, Geraldes Lino, Santos Costa, Pedro Emanuel, eu e Álvaro

terça-feira, 13 de agosto de 2013

ESPAÇO, A FRONTEIRA FINAL...


Esta foi uma das muitas ilustrações que elaborei para um manual escolar de ciências da natureza. Nela estão contidos os planetas do nosso sistema solar e tem a curiosidade de ainda representar Plutão, antes deste ser considerado apenas um mero planeta anão.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

FESTIVAL DE VISEU - CONVITE


Deixo hoje então o convite a todos os que queiram e se possam deslocar a Viseu, pois é já no próximo fim-de-semana que o Festival Internacional de Banda Desenhada irá começar.