quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SESSÕES DE AUTÓGRAFOS NO SEGUNDO FIM-DE-SEMANA DO AMADORA BD


A todos os interessados, deixo hoje o horário durante o qual irei estar a dar autógrafos durante o próximo fim-de-semana no Amadora BD



Dia 2, das 15 às 18h
Dia 3, das 16 às 17h




O local é o Fórum Luís de Camões e seremos vários os autores a fazer bonecos para quem quiser. O convite está feito... Entretanto, fica uma foto do passado fim-de-semana.
Foto: Amadora BD

terça-feira, 29 de outubro de 2013

CINZAS DA REVOLTA - UMA PÁGINA DESDE O ARGUMENTO ATÉ À ARTE FINAL V


Finalizo hoje esta série com a página já com todo o trabalho de cor efectuado, depois de inúmeras horas a trabalhar nela. Em baixo, fica a título de curiosidade a dita página tal e qual saiu no livro...

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

SESSÕES DE AUTÓGRAFOS NO PRIMEIRO FIM-DE-SEMANA DO AMADORA BD


Como tem sido noticiado por aí, é já esta semana que tem início o Festival de Banda Desenhada da Amadora e, entre outras actividades, haverá por lá sessões de autógrafos de vários autores. Em relação a mim, deixo aqui a informação a todos os eventuais interessados, sobre as horas em que  estarei  no Amadora BD, durante este primeiro fim-de-semana: 


Dia 26, das 16 às 18h
Dia 27, das 16 às 18h




Apareçam...

terça-feira, 22 de outubro de 2013

CINZAS DA REVOLTA - UMA PÁGINA DESDE O ARGUMENTO ATÉ À ARTE FINAL IV


Concluído o trabalho a preto e branco, começo a dar a cor. Nesta fase, dou apenas os tons básicos, que me irão permitir uma fácil selecção, para quando trabalhar as tonalidades propriamente ditas. Por exemplo, os fatos dos militares estão todos com o mesmo tom, que irei posteriormente seleccionar para pintar os camuflados... Repare-se também que, nalguns sítios, suavizei o preto (por exemplo, na segunda vinheta, nos traços que delimitam o jipe, os militares em segundo plano e as árvores que aparecem ao fundo), para conseguir posteriormente um maior efeito de profundidade de campo.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

CINZAS DA REVOLTA - UMA PÁGINA DESDE O ARGUMENTO ATÉ À ARTE FINAL III


Aqui está então a página a preto e branco depois de todo o trabalho feito a tinta da china e depois de digitalizada para o computador, onde foram feitos os limites das vinhetas. Próximo passo: colori-la.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

CINZAS DA REVOLTA - UMA PÁGINA DESDE O ARGUMENTO ATÉ À ARTE FINAL II


O desenho de hoje mostra a página já totalmente esboçada, ou seja, as duas folhas A3 reunidas. Está neste momento pronta para que eu comece a desenhar os traços pretos, o que irei fazer, colocando um vegetal com uma boa gramagem por cima. Apesar de nesta fase ainda não ter as vinhetas desenhadas, já tenho obviamente uma ideia bem formada de como é que elas irão ser. No entanto, irei apenas desenhá-las já quando a página tiver os traços pretos feitos, depois de ser digitalizada.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

CINZAS DA REVOLTA - UMA PÁGINA DESDE O ARGUMENTO ATÉ À ARTE FINAL I



Durante este mês de Outubro irá fazer um ano que o Miguel Peres e eu lançámos Cinzas da Revolta. Por isso, aproveito esta ocasião para fazer algumas publicações sobre como é que uma prancha foi concebida, desde o argumento que o Miguel me enviou, até chegar à arte final. Neste post aparece portanto o argumento tal e qual foi escrito e a minha primeira aproximação em relação às linhas que ele me apresentou. O que no argumento aparece ligeiramente a cinza é o que vai constar neste A3, onde concebi precisamente metade da página, aqui ainda esboçada.