terça-feira, 19 de novembro de 2013

O FRED EM ODIVELAS

Pormenor do agradável espaço na Biblioteca de Odivelas, onde decorreram as palestras
Vista parcial da exposição dedicada a José Pires
Alguns momentos da minha apresentação


A exemplo do que aconteceu em Abril de 2012, estive no passado dia 12 de Novembro na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas, onde mostrei a alguns jovens espectadores um pouco dos bastidores do meu trabalho. Integrado numa série de iniciativas que incluiu uma exposição dedicada aos cinquenta anos de carreira do meu colega e amigo José Pires e alguns workshops onde estiveram também presentes João Mascarenhas (O Menino Triste) e Hugo Teixeira (Mahou), este foi mais um momento informal e divertido onde pude trocar algumas ideias com dois grupos de alunos atentos e muito participantes. E, muito naturalmente, quem se foi metendo no meio da conversa foi o Fred (provavelmente o maior que desenhei até hoje) que considerou que deveria estar presente entre os seus pares. Por fim, fica uma pequena reportagem fotográfica e o meu agradecimento a Isabel Silva que mais uma vez facilitou os meios para que tudo corresse bem. 
Fotos: Cristina Costa Amaral

E quem é que muito naturalmente por lá apareceu?
O Fred, pois claro...

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PRÍNCIPE VALENTE NO SÉCULO XXI


Na sequência da publicação da semana passada, deixo hoje aqui aquela que foi a minha contribuição para o fanzine Efeméride, de Geraldes Lino, na homenagem que foi feita a essa figura mítica da banda desenhada que foi O Príncipe Valente.

sábado, 9 de novembro de 2013

ANIVERSÁRIOS!

http://www.facebook.com/Fredecompanhia

      Hoje posso finalmente explicar porque é que na semana passada não houve tira do Fred. O que se passa é que aproveitei o facto do Fred ter chegado às 150 tiras (um número para mim impensável, quando o comecei a fazer), celebrando esse facto juntamente com o aniversário deste blogue. É verdade, são já quatro anos de publicações percorridos, pois foi a 9 de Novembro de 2009 que tudo começou...
   Aproveito também esta ocasião para agradecer as mais de 50 mil visitas de quase 20 mil visitantes que ocorreram ao longo destes anos. Esse é de facto um incentivo que muito agradeço e que me impele a continuar. E, por isso, em jeito de prenda, decidi que o Fred de hoje tinha que ser especial. Assim, não só é formado por duas tiras (para compensar a que falhou na semana passada), como, a título excepcional, é colorido e reúne todas as personagens que têm aparecido ao longo de quase três anos de Fred & Companhia, aqui naquela que também é a sua casa.
   Como não há bela sem senão, o miúdo decidiu durante esta ocasião de comemoração de aniversários desaparecer... Enfim, não se pode ter tudo...

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

SESSÕES DE AUTÓGRAFOS NO TERCEIRO E ÚLTIMO FIM-DE-SEMANA DO AMADORA BD


Na sequência do que fiz nas anteriores semanas, deixo aqui o horário das sessões de autógrafos em que estarei presente com outros autores, no decorrer do Amadora BD. E, hoje, aproveito uma foto tirada pelo meu colega e amigo Hugo Teixeira, uma vez que dá uma perspectiva um pouco diferente do habitual.


Dia 9, das 15 às 17h
Dia 10, das 15 às 17h


Por isso, a todos os que ainda não tiveram oportunidade de visitar o festival, aproveitem: Acreditem que vale a pena!
Foto: Hugo Teixeira

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A MINHA CONTRIBUIÇÃO PARA O FANZINE EFEMÉRIDE



   Após cinco números de Efeméride dedicados a vários heróis de BD, Little Nemo, Super Homem, Príncipe Valente (no qual participei), Tintin e Corto Maltese, Geraldes Lino decidiu finalizar esta notável iniciativa com um número especial, em que cada autor homenagearia um dos seus heróis de BD favoritos com uma página. Devido à extensão de participantes (mais de cem), o editor e entusiasta da nona arte decidiu então que este último número seria repartido por quatro volumes. Neles, os heróis aparecem por ordem alfabética, sendo que o último número terá curtas biografias de todos os  que participaram nesta iniciativa. Ora, começando o herói que quis homenagear pela letra B, obviamente que a minha contribuição saiu já no primeiro número.
   Pois é de Bruno Brazil que estou a falar. Obviamente que existem muitas BDs e autores que admiro, mas um dos primeiros que descobri foi efectivamente William Vance, cuja arte me apaixonou logo em miúdo, quando tive a oportunidade de ler pela primeira vez um livro velhinho que ainda mora na minha biblioteca, intitulado Sarabanda em Sacramento. O dinamismo do desenho naquelas páginas cativou-me de imediato. Daí que, a partir desse dia passei a seguir as aventuras de Bruno Brazil e da sua Brigada Caimão com renovado interesse e não demorei muito a adquirir os restantes álbuns da série, mas também outros desenhados por Vance, cuja arte ainda hoje me deixa extasiado. Por isso, a minha escolha tornou-se óbvia: fazer uma prancha que pudesse homenagear tanto Vance, como o argumentista Greg que também se tornou para este jovem que entretanto crescia, numa referência no campo dos argumentistas, já que foi o responsável por algumas das séries que muito me maravilharam na extinta revista Tintin...
   Por fim, resta-me dizer a todos os que queiram adquirir estes números de Efeméride que eles se encontram à venda nos stands Pedra No Charco e Dr. Kartoon no decorrer do Amadora BD.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

DESENHOS SOLTOS


Hoje, excepcionalmente, não há tira do Fred. Para a semana explicarei porquê. Mas para todos os fiéis seguidores, ficam, a título de compensação, alguns dos primeiros desenhos que elaborei, com o intuito de apresentar a tira que iria ser publicada. Quanto à tira, é só questão de aguardar pacientemente uns quantos dias...