terça-feira, 21 de outubro de 2014

"A VIAGEM DO ELEFANTE", ADAPTAÇÃO PARA BD - AS PRIMEIRAS IMAGENS



Pois é, o primeiro passo da extraordinária viagem de um elefante à áustria foi dado nos reais aposentos da corte portuguesa, mais ou menos à hora de ir para a cama. É mais ou menos com estas palavras que o prémio nobel da literatura José Saramago inicia um dos vários romances que o tornaram célebre, o que quer dizer que essa jornada foi um facto histórico. Houve de facto um elefante que foi oferecido pela coroa portuguesa ao arquiduque Maximiliano da Áustria e que fez uma longa viagem de Lisboa a Viena, fazendo o que melhor sabia fazer: caminhar...


O segundo passo, como é óbvio, foi dado pelo próprio Saramago que, ao longo de mais de duzentas e cinquenta páginas, imortaliza este elefante chamado Salomão e o seu cornaca, um indiano conhecido pelo nome de Subhro (que quer dizer branco), num relato fascinante e profundamente irónico sobre alguns aspectos da condição humana. Esse facto exerceu logo em mim um profundo fascínio pelo livro. Isso, aliado a uma forma de escrever, que me colocou de imediato nos locais de acção, fez-me despertar um desejo que já não sentia há algum tempo: o de fazer uma adaptação para banda desenhada.


Todavia há duas coisas que tenho que confessar: A Viagem do Elefante não foi o primeiro livro de Saramago que me fascinou. O primeiro foi o Ensaio Sobre a Cegueira. Porém, cedo soube que o realizador Fernando Meirelles o estava a adaptar para o cinema e tirei daí a minha ideia. Quanto a este livro propriamente dito foi-me apresentado pela minha mulher que o leu num fôlego e me disse de imediato que este era um projeto que me poderia entusiasmar. Tinha razão, pois li a obra em poucos dias e na minha mente começaram logo a fervilhar imagens, ao mesmo tempo que ia ficando cada vez mais maravilhado com as personagens que iam entrando e saindo, conferindo elas próprias notáveis retratos da condição humana.


A partir daí, decidi meter mãos à obra naquela que para mim também se tornou numa longa viagem. O livro que será o mais longo que fiz até hoje, com cerca de 120 páginas foi elaborado durante cerca de dois anos e meio, durante os quais contei com o apoio de vários amigos a quem agradeço no livro e que, de uma forma ou de outra, se tornaram parte integrante desta saga. No entanto, aqui quero deixar uma palavra especial a José Saramago, pois sem o seu inegável talento esta aventura nunca teria sido possível e a Pilar del Rio pelo carinho que dedicou a este projeto, desde a primeira hora em que tomou contacto com ele.


Mas melhor do que quaisquer palavras que eu possa dizer, ficam as primeiras imagens de um livro que, em princípio, irá ser colocado à venda durante o mês de Novembro pela Porto Editora. E brevemente, quando tiver mais novidades, voltarei a este assunto...


20 comentários:

  1. Aguardo o álbum com MUITA expetativa, porquanto sou super-hiper-mega fã de Saramago. Neste presente momento estou a reler o "Caim" pela terceira ou quarta vez, conquanto o meu romance favorito ainda seja o "Evangelho segundo Jesus Cristo". Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que se existe alguém que ia gostar muito de saber desta notícia esse alguém eras tu, Carlos. Quanto ao álbum já sabes que só lá para Novembro :) Obrigado pelos votos e um abraço.

      Eliminar
  2. Parabéns. Já estava à espera de algo deste tipo depois de uma conversa que tivemos sobre o espectáculo que quase vi em Celorico da Beira. Fico à espera do lançamento do Livro, Sou fã do Saramago e muito mais fã do João Amaral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não era muito difícil de adivinhar. Quanto ao resto, obviamente que agradeço as palavras, mas o grande herói desta aventura é de facto o Saramago, pois foi a sua escrita notável que me permitiu conhecer este projeto e entusiasmar-me com ele. Um abraço.

      Eliminar
  3. Fabuloso. Uma das minhas obras preferidas de Saramago em BD? Aguardo com impaciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É também uma das minhas. E, Vítor, sim a adaptação para BD está feita. :) E um mês, mais coisa, menos coisa, passa num instante. Um abraço.

      Eliminar
  4. As maiores venturas para esta "viagem", João.
    Acho que este trabalho irá surpreender muita gente.
    Além disso, irá trazer para o mundo da BD muitos dos leitores dos textos de Saramago. Que tenham um feliz início de viagem. Todos!
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, grande João. Eu, pelo menos, tenho a esperança de conseguir chegar a novos públicos. Ah, e para mim, a viagerm para todos os efeitos já começou há algum tempo. Grande abraço.

      Eliminar
  5. Boa, João! Fico com vontade de ler ambos os livros ;) Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ambos os livros, Nelson??? Que eu saiba vai ser só um. Mas podes ficar descansado, que já não falta muito para isso acontecer. Um abraço.

      Eliminar
  6. Fantástico João. A amostra é maravilhosa. Parabéns!!!! Continuação de bom trabalho e boas inspirações, Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha amiga uma vez mais pela força e pelo incentivo, bem como pelos votos. Bjnhos.

      Eliminar
  7. Não posso perder mais esta obra, João! Até porque, com muito gosto, chegarei ao ponto de ter na minha biblioteca um espaço exclusivamente dedicado ao João Amaral.
    Grande trabalho, pela amostra! E arrojado, diga-se, porque não é fácil a adaptação de uma obra de um consagrado; e o tema, para além de grande documentação que necessariamente exigiu, pelo que vi, equipara o desenho à grandiosidade do texto.
    Aguardo a edição, até porque também sou um admirador do Saramago, como agora o sou do João Amaral.
    Parabéns também à esposa que, para além de excelente fotógrafa, concorre com ideias felicíssimas para os trabalhos do marido.
    Um grande abraço para os dois
    Santos Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Santos Costa pelas palavras de apoio. De facto, não foi um projeto fácil de concretizar. Basta dizer que estive envolvido com ele cerca de dois anos e meio. Mas, apesar de tudo isso, foi algo que me deu muito gozo fazer e espero que aos outros agrade um pouco daquilo que a mim me agradou fazer. E também eu retribuo o agradecimento à minha esposa. Neste caso concreto é verdade que foi ela a primeira a ter a noção de que este livro me poderia entusiasmar muito. Um grande abraço também para si.

      Eliminar
  8. ora então parabéns! aquilo que vi nestas primeiras imagens do teu novo livro, deixou-me com alguma curiosidade sobre a obra em si, aliás como sempre faço com os teus livros.,É, pois, com muita curiosidade que aguardo o seu lançamento/apresentação.
    Muito obrigado pelo agradecimento que fazes aos amigos (acho que fui um deles!) que te ajudaram na elaboração do livro.
    Quanto ao resto que falas nesta breve apresentação, já conheces a minha opinião e ela não vai mudar mesmo depois de ler a tua obra!
    mais uma vez parabéns e um grande abraço!
    rui cunha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Rui e só tens que ter um pouco mais de paciência para satisfazer a curiosidade, pois já não falta muito tempo para que o livro seja posto à venda. Quanto ao lançamento, quando tiver notícias mais concretas irei colocá-las aqui. E, é claro que foste um dos amigos que me ajudaram nesta longa jornada, Disso não há dúvidas, eh! eh! eh! Grande abraço para ti.

      Eliminar