terça-feira, 12 de maio de 2015

APONTAMENTOS SOBRE A 2ª MOSTRA DO CLUB TEX PORTUGAL

O retrato de famíla nesta segunda mostra do Club Tex Portugal
Pranchas de Pasquale Frisenda
Pranchas de Stefano Biglia
Alguns dos muitos objectos dedicados a Tex que puderam ser vistos
Vista parcial da exposição
Cartaz da 2ª Mostra do Club Tex Portugal, ladeado pelas biografias de Frisenda e Biglia
   O fim de semana que passou foi fantástico. Pela primeira vez, fui à Mostra do Club Tex Portugal, em Anadia, uma vez que, no ano passado, não pude estar presente. E a experiência, acreditem, valeu a pena. Se, por um lado, foi mais um evento que me proporcionou conhecer alguns dos autores que fazem o Tex, como seja o caso de Pasquale Frisenda e Stefano Biglia, foi também uma oportunidade de convívio com muitos dos autores, leitores e fãs que estiveram presentes. E, obviamente, eu também estive lá na qualidade de admirador desta personagem, que tem já uma muito vasta obra.
   Se os jantares dedicados a Tex, nos quais estive presente, já me tinham oferecido momentos memoráveis, esta mostra superou em tudo as minhas melhores expectativas. Foram dois dias intensos, durante os quais pude conhecer um pouco melhor Biglia (já que Frisenda só pôde estar presente no sábado), tendo nós, inclusivé, trocado galhardetes, que é como quem diz desenhos e impressões. Mas, para além disso, foi também uma oportunidade de ver, não só algumas pranchas dos dois desenhadores, bem como alguns notáveis objectos de coleção dedicados a esta personagem que eu conheço já, de há longos anos e que me foi apresentada por Rui Carlos Cunha, que colaborou comigo em A Voz dos Deuses e, de quem sou amigo, desde o tempo em que frequentámos juntos o liceu. Fui também agraciado com um desenho de António Lança Guerreiro, a quem também agradeço e, que mostra, de forma muito original, dois dos pards de Tex, desenho esse que irei guardar na minha pequena coleção com muito carinho. Por isso e por muito mais, conforme se pode facilmente constatar, estes foram, para mim, dois dias recheados de momentos inesquecíveis.
    Resta-me, por fim, agradecer a José Carlos Francisco, o grande organizador deste evento  pelo notável trabalho que tem desenvolvido e pela sua constante disponibilidade. Quem quiser ver um pouco melhor o que se passou em Anadia, poderá consultar o seu Tex Willer Blog nos próximos dias. Aqui, ficam apenas algumas memórias e fotografias do que, na minha opinião, foi um excelente fim de semana...

Fotos: Cristina Costa Amaral

José Carlos Francisco, o grande mentor deste evento e Pasquale Frisenda na sessão de autógrafos
O autógrafo de Frisenda para mim
E uma aguarela de Biglia
Eu e Rui Carlos Cunha, a equipa de A Voz dos Deuses junto a Tex
Eu e António Lança Guerreiro com o muito original desenho  que ele me ofereceu e que eu, obviamente, agradeço
Stefano Biglia e eu, em pleno trabalho
E, cá estamos os dois, com o resultado final...

4 comentários:

  1. Muito obrigado Sr. João pelo desenho que me ofereceu. Será exibido junto dos que já possuo de Tex elaborados por Lança Guerreiro,Delvechio, Frinsenda e Biglia. Tenho muito prazer em ser possuidor destes originais. Muito obrigado mesmo pelo seu trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada que agradecer Marco. Tive todo o prazer em lhe oferecer o desenho e sinto-me muito honrado pelo meu trabalho figurar na sua coleção, ao lado de alguns grandes mestres. Só mais uma coisa, eu não sou senhor, sou simplesmente João, pois ainda não sou assim tão velho para ostentar esse título, eh! eh! eh! Um abraço.

      Eliminar
  2. António Lança Guerreiro14 de maio de 2015 às 21:33

    Tens toda a razão, João. Foi realmente um fim de semana fantástico, de convívio e troca de ideias sobre Tex (o ilustre anfitrião da 2ª Mostra Clube Tex Portugal), mas também sobre a BD em geral. Foi bom ter revisto "velhos" amigos e conhecidos, destes e de outros encontros bedéfilos. Aproveito para te agradecer também o teu desenho do Tex, que me ofereceste e que vou guardar na minha coleção texiana. Um abraço e até um próximo encontro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, António. O que estas coisas têm de bom é que nos encontramos uns com os outros e podemos sempre trocar algumas impressões sobre o evento em si, mas também sobre o que fazemos, as nossas influências, métodos de trabalho, etc. E o Zé Carlos tem feito com estes encontros um trabalho, a todos os níveis, notável. Quanto ao agradecimento é mútuo e, obviamente, que o teu trabalho, a exemplo de outro que já me tinhas oferecido, irá ser guardado junto a alguns outros que já possuo com muito orgulho. Grande abraço e vamo-nos vendo por aí.

      Eliminar