terça-feira, 26 de maio de 2015

AUTÓGRAFOS - MAIO/JUNHO 2015


Como a Feira do Livro está prestes a começar, deixo aqui as datas e os locais onde estarei presente para as sessões de autógrafos. A saber, estarei então:

Dia 06 de Junho - No Espaço Leya, com Miguel Peres, a partir das 15.30 Horas
Dia 07 de Junho - No stand da Âncora Editora, às 16.00 horas
Dia 10 de Junho - No Espaço Leya, com Miguel Peres, a partir das 15.00 horas
Dia 13 de Junho - No Espaço da Porto Editora, a partir das 15.30 horas


No primeiro fim-de-semana, não participarei neste evento, pois estarei no Festival Internacional de Beja, onde o meu mais recente trabalho, a adaptação para BD de A Viagem do Elefante tem uma pequena mostra na bedeteca. Para quem me quiser encontrar aí, também irei participar numa sessão de autógrafos que decorrerá no Mercado do Livro, das 18.00 às 19.30 horas. Fica também a informação de que estarei por lá, entre sexta-feira e domingo. E, para quem quiser mais informações sobre o festival, deixo o link aqui.

O convite para aparecerem fica, por isso feito.

terça-feira, 12 de maio de 2015

APONTAMENTOS SOBRE A 2ª MOSTRA DO CLUB TEX PORTUGAL

O retrato de famíla nesta segunda mostra do Club Tex Portugal
Pranchas de Pasquale Frisenda
Pranchas de Stefano Biglia
Alguns dos muitos objectos dedicados a Tex que puderam ser vistos
Vista parcial da exposição
Cartaz da 2ª Mostra do Club Tex Portugal, ladeado pelas biografias de Frisenda e Biglia
   O fim de semana que passou foi fantástico. Pela primeira vez, fui à Mostra do Club Tex Portugal, em Anadia, uma vez que, no ano passado, não pude estar presente. E a experiência, acreditem, valeu a pena. Se, por um lado, foi mais um evento que me proporcionou conhecer alguns dos autores que fazem o Tex, como seja o caso de Pasquale Frisenda e Stefano Biglia, foi também uma oportunidade de convívio com muitos dos autores, leitores e fãs que estiveram presentes. E, obviamente, eu também estive lá na qualidade de admirador desta personagem, que tem já uma muito vasta obra.
   Se os jantares dedicados a Tex, nos quais estive presente, já me tinham oferecido momentos memoráveis, esta mostra superou em tudo as minhas melhores expectativas. Foram dois dias intensos, durante os quais pude conhecer um pouco melhor Biglia (já que Frisenda só pôde estar presente no sábado), tendo nós, inclusivé, trocado galhardetes, que é como quem diz desenhos e impressões. Mas, para além disso, foi também uma oportunidade de ver, não só algumas pranchas dos dois desenhadores, bem como alguns notáveis objectos de coleção dedicados a esta personagem que eu conheço já, de há longos anos e que me foi apresentada por Rui Carlos Cunha, que colaborou comigo em A Voz dos Deuses e, de quem sou amigo, desde o tempo em que frequentámos juntos o liceu. Fui também agraciado com um desenho de António Lança Guerreiro, a quem também agradeço e, que mostra, de forma muito original, dois dos pards de Tex, desenho esse que irei guardar na minha pequena coleção com muito carinho. Por isso e por muito mais, conforme se pode facilmente constatar, estes foram, para mim, dois dias recheados de momentos inesquecíveis.
    Resta-me, por fim, agradecer a José Carlos Francisco, o grande organizador deste evento  pelo notável trabalho que tem desenvolvido e pela sua constante disponibilidade. Quem quiser ver um pouco melhor o que se passou em Anadia, poderá consultar o seu Tex Willer Blog nos próximos dias. Aqui, ficam apenas algumas memórias e fotografias do que, na minha opinião, foi um excelente fim de semana...

Fotos: Cristina Costa Amaral

José Carlos Francisco, o grande mentor deste evento e Pasquale Frisenda na sessão de autógrafos
O autógrafo de Frisenda para mim
E uma aguarela de Biglia
Eu e Rui Carlos Cunha, a equipa de A Voz dos Deuses junto a Tex
Eu e António Lança Guerreiro com o muito original desenho  que ele me ofereceu e que eu, obviamente, agradeço
Stefano Biglia e eu, em pleno trabalho
E, cá estamos os dois, com o resultado final...