terça-feira, 25 de agosto de 2015

VIRIATO EM "GUERRAS DE FOGO"

Depois de, durante duas semanas ter recordado A Voz dos Deuses, o meu primeiro trabalho publicado, onde aparece a figura de Viriato (embora nunca se lhe veja o rosto), mostro-o agora, tal como surge em Guerras de Fogo, uma banda desenhada que eu e o José Pires preparámos e que até hoje permanece inédita. Viriato surge aqui ao lado da heroína principal da história (Arthea), como seu mentor e amigo.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

"A VOZ DOS DEUSES" - CHAMAMENTO PARA O RITUAL


Fica aqui (para recordar) uma prancha de A Voz dos Deuses, que representa o momento em que Tôngio, o herói, é escolhido para acompanhar  a sacerdotiza do oráculo, a fim de que o ritual de ano novo se cumpra...

terça-feira, 4 de agosto de 2015

LANÇAMENTO DE "HÁ CRIME NO BECO"

Os elementos da nossa turma que puderam estar presentes, posando com a escritora Alice Vieira, no lançamento de Há Crime no Beco, o conto que elaborámos durante o pequeno curso de escrita criativa

   Durante os meses de Abril e Maio frequentei um pequeno curso de escrita criativa com Alice Vieira, o que foi uma excelente oportunidade para aprender um pouco mais sobre uma área que também está indirectamente ligada à banda desenhada. E é, antes de mais, à escritora que agradeço por  ter partilhado connosco um pouco da sua já vasta experiência, de uma forma, ao mesmo tempo, instrutiva e divertida. Fica também o reconhecimento aos elementos que formaram a nossa turma e que são: Ana Catarina Zhang, Ana Clarisse Bessa, Ana Maria Cotrim, Cláudia Filipa Almeida, Dália Lacerda Machado, Inês Vila, Mafalda Rato, Maria Cachola, Maria Emília Duarte, Maria Fernanda Vassalo, Maria José Magalhães, Pedro Teixeira, Rui Miguel Lopes e Sandra Caetano.
   Estes encontros proporcionaram-me momentos inesquecíveis e deles saiu um conto elaborado por todos nós, intitulado Há Crime no Beco, cujo lançamento foi no passado mês de Julho, na livraria Buchholz. Este conto, que considerei como uma experiência muito interessante, foi elaborado com monólogos de várias personagens que falam com o inspector da polícia como testemunhas, sobre o seu ponto de vista dos acontecimentos ocorridos num beco, que se traduziram num assassinato. Ora, sendo eu, autor de banda desenhada, acabei por ilustrar cada monólogo com a personagem respectiva. Deixo por isso, para mais tarde recordar, algumas fotos com os elementos que puderam estar presentes no lançamento, bem como algumas das ilustrações quer elaborei para o efeito.
Fotos: Cristina Costa Amaral