terça-feira, 24 de novembro de 2015

"A VIAGEM DO ELEFANTE" EM EXPOSIÇÃO EM VISEU - AS FOTOS


   Como referi anteriormente, estive no passado dia 14 em Viseu, na inauguração de uma exposição sobre A Viagem do Elefante, a adaptação que fiz para banda desenhada do romance de José Saramago. Foi um dia inesquecível com conversa, convívio e trabalho à mistura, sinais de momentos bem passados. A todos os que por lá passaram, pude falar um pouco sobre o making-of deste trabalho que, para mim também implicou uma grande viagem, quer a nível físico, quer psicológico. A própria exposição, constituida por vários núcleos, revela algumas pranchas do livro executadas em diferentes técnicas, mas também uma pequena mostra sobre como é que elas foram elaboradas, bem como esboços, desenhos e fotografias de alguns locais por onde passei, para me documentar.
   Depois deste dia que foi de muitas e intensas emoções, fica mais uma vez expresso o meu agradecimento ao GICAV que montou a mostra, bem como à autarquia de Viseu, representada nas figuras do seu presidente da câmara e da vereadora da cultura por terem apoiado a iniciativa.
    A todos os que se possam deslocar ainda à biblioteca D. Miguel da Silva, na rua Aquilino Ribeiro, em Viseu fica a nota de que esta exposição estará patente até ao próximo dia 30 de Novembro. Para já, deixo aqui algumas fotos, que falarão melhor do que eu. E quem quiser ver  ainda mais pormenores sobre este acontecimento, pode sempre consultar a minha página de facebook, o by João Amaral, cujo acesso se pode fazer directamente através do selo que poderão visualizar do lado direito deste blogue.

Fotos: Cristina Costa Amaral


Vista parcial da exposição, onde se encontram algumas reproduções de pranchas, momentos antes da inauguração
Quadro com um pormenor de um desenho a tinta da china de uma prancha dupla
Vista parcial da exposição onde consta um texto em que explico o processo de feitura deste livro, bem como alguns esboços e uma fotografia para documentação
Fotos da viagem física: Valladolid
Fotos da viagem física: Castelo Rodrigo e Castelo Novo
Da esq. para a dir.: Carlos Almeida , do GICAV, eu, o presidente da câmara (Dr. Almeida Henriques) e a vereadora da cultura (Dra. Odete Paiva) durante a apresentação que marcou o início da inauguração
Em visita guiada à exposição
A exposição com alguns romances de José Saramago em primeiro plano
E eis chegada a hora dos autógrafos...
Também autografei algumas reproduções de pranchas em A3
E cá estou eu em pleno trabalho
A elaboração de um autógrafo

terça-feira, 10 de novembro de 2015

"A VIAGEM DO ELEFANTE" - EXPOSIÇÃO EM VISEU


É já no próximo sábado, dia 14, às 16.00 horas que inaugura na biblioteca municipal D. Miguel da Silva, em Viseu uma exposição relativa ao meu mais recente trabalho: a adaptação de A Viagem do Elefante, de José Saramago para banda desenhada. Quem tiver a oportunidade de se deslocar a esta bonita cidade beirã, poderá ver algumas reproduções de pranchas, desenhos e saber um pouco do que foi todo o processo criativo desta obra. Na sessão inaugural, obviamente que estarei presente para também falar sobre esse assunto. Para já, fica o meu agradecimento aos elementos do GICAV, que tiveram a ideia e organizaram todo o núcleo expositivo relativo a este meu trabalho, bem como à câmara municipal pelo apoio. Fica então aqui exposto o cartaz e o convite dirigido a todos os que puderem comparecer.


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

QUESTÕES DE PRIVACIDADE...


Como esta semana não tive tempo para fazer a habitual tira do Fred, deixo hoje aqui novamente uma das primeiras que aqui foram publicadas.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

NO AMADORA BD 2


A exemplo do que aconteceu na semana passada, estarei presente no Amadora BD, no próximo sábado, dia 7 de Novembro em sessões de autógrafos que decorrerão entre as 15 e as 19.00 horas.