terça-feira, 9 de maio de 2017

4ª MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL - AS MINHAS MEMÓRIAS...

Foto de grupo da 4ª Mostra do Clube Tex Portugal na Anadia
Andrea Venturi preparando mais um autógrafo
Os cartazes de Venturi (à esquerda) e de Leomacs para este  evento
Leomacs a preparar o meu autógrafo no seu livro Ouro Negro
   Sendo admirador das aventuras de Tex Willer desde a minha infância, foi com naturalidade que estive presente na quarta mostra do Clube Tex Portugal, na Anadia nos passados dias 29 e 30 de Abril. E posso dizer que, a exemplo do que me aconteceu há dois anos, estes foram dias de convívio e múltiplas experiências que guardarei com saudade na minha memória...
   Os convidados, este ano, foram os notáveis desenhadores Andrea Venturi e Leomacs que viu também lançado Ouro Negro, o livro que desenhou sob argumento de Manfredi, sob a chancela da Polvo. Só por isto, estavam já criadas as condições para eu passar um fim-de-semana inesquecível. Porém, as surpresas não se ficaram por aí e, quando me dei conta, estava também na mesa, sentado ao lado destes grandes desenhadores a fazer o que se pode designar como uma espécie de fan art da personagem. E, posso dizer que, mais uma vez, fui recebido com muito carinho por todos os elementos do clube. Por isso, deixo aqui um abraço especial ao José Carlos Francisco e seus pards, que é como quem diz Mário Marques, Carlos Moreira e António Lança Guerreiro, por todo o entusiasmo com que puseram de pé este evento, mas, no meu caso particular, por todo o apreço que dedicaram à minha visita, onde sinceramente contava apenas estar como espectador e admirador e não propriamente como autor. Fica também uma palavra de agradecimento ao público que esteve na Anadia, pois também ele contribuiu fortemente para que esta minha presença fosse de facto constituída por momentos memoráveis.
   É por isso que deixo aqui algumas fotos que não são propriamente do evento em si, mas antes da minha experiência nestes dias que, para mim, só tiveram um defeito: o de passarem demasiado depressa. Para quem quiser ver um pouco mais do que foi o sucesso deste acontecimento, deixo também o link do Tex Willer Blog que poderão consultar aqui. Ficam então as imagens, que serão melhores do que quaisquer palavras minhas, para ilustrar o que foi uma mostra onde o amor à arte (no caso concreto no universo de Tex) esteve bem patente entre os presentes. E posso dizer, com inteira justiça, que, mesmo assim, as fotos ilustram apenas uma pequena parte do que foi mais um notável fim-de-semana...
Fotos: Cristina Costa Amaral

E cá está o resultado final 
Eu a posar com Carlos Morira ( à minha esquerda),  Mário Marques e José Carlos Francisco que exibe o desenho que fiz para o livro de honra
A preparar-me para finalizar um desenho de Tex
Eu e Keiko Ichiguchi, a esposa de Andrea Venturi, também ela uma desenhadora de manga, trocámos desenhos...
Uma Lilith que fiz a pedido de Teresa, a esposa de Carlos Moreira
E uma outra feita, desta vez, para Rosália e Júlio Schneider, um grande especialista sobre o universo de Tex Willer
A mesa de trabalho com Keiko Ichiguchi, Andrea Venturi, Leomacs e eu
E sai mais um Tex...

4 comentários:

  1. Para quem foi como visitante, trabalhaste muito João.
    Foi um grande prazer partilhar este fim de semana contigo e com a Cristina. Abraços a ambos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Carlos trabalhei, mas com prazer e como disse no texto só vos posso agradecer por toda a disponibilidade e carinho demonstrados. Foi de facto um fim-de-semana em grande. Um abraço para ti e para a Teresa.

      Eliminar
  2. Carlos, o João trabalhou muito, mas sobretudo bem... parabéns, João... os teus traços "texianos" (que incluem até a bela Lilyth) estão cada vez melhores... parabéns e persiste, porque quem persiste sempre alcança... é só uma questão de sorte, porque talento tens e de sobra!
    Mas quero dizer-te que foi um prazer enorme rever-te (assim como à Cristina) e foi uma honra maior ainda poder ter-te na mesa de honra a ombrear com os Mestres italianos (e também com a Keiko) na arte de desenhar Tex para deleite de muitos (e muitas) pards que tiveram o privilégio de ter uma arte tua!
    Um grande abraço e obrigado por nos prestigiares uma vez mais, João Amaral!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado mais uma vez pelas tuas palavras Zé Carlos, bem como pela experiência que tu e o Clube do Tex me proporcionaram. Sim, espero com o tempo e trabalho vir sempre a melhorar. E, para mim, podes crer, que foi uma honra poder partilhar a mesa com esses grandes mestres. Era algo que não esperava e também por isso tenho que vos agradecer. Este vai ser de facto um fim-de-semana que irá permanecer indelével nas minhas memórias. Grande abraço e continua o bom trabalho que tens feito ao longo destes anos.

      Eliminar