Hoje publico duas imagens que fiz para blogues sobre ilustração, respeitando temáticas previamente lançadas.
A primeira ilustra mais um desafio que me foi proposto pelo Pen Tablet Inc, cujo tema mensal era O Último a ficar de Pé. E o que me ocorreu, foi isto. Uma ilustração pessimista, reconheço, e que espero nunca mais se venha a concretizar. Ela fala sobre um medo que foi muito latente nos anos 70 e 80, mas que hoje continua ainda a ser bem real, sobretudo quando se fala, cada vez mais, de armas terríveis, que vão parar a grupos com ideologias e modos de acção regidos unicamente pelo fanatismo, que têm poder para as adquirir. E, na verdade, em certa medida, o desenho sendo pessimista, também é algo optimista, porque num confronto deste tipo, duvido que haja alguém que fique de pé...
A segunda pretendeu ilustrar a temática Ego, que me foi proposta pelo blogue The Way of Exploding The Pencil, um outro sítio que vale a pena visitar, pela qualidade dos trabalhos que lá se encontram, a exemplo do que acontece com o Pen Tablet. Confesso que foi uma temática que não me foi fácil conceber em desenho. Pretendi, no entanto, através de um ser algo assexuado, que nem é homem, nem mulher, nem novo, nem velho, que explode, referir-me ao que no fundo é o ego: o conjunto de interacções que temos com os outros, em que expomos aquilo que somos, pensamos, etc e que faz de nós seres únicos. Por isso, ilustrei como fundo, uma multidão sem rostos, à qual se dirigem os raios que têm origem nos olhos e na boca, alguns dos elementos do nosso corpo importantes nessas interacções.
Bem tu não só és um artista como também um filósofo!
ResponderEliminarUm abraço
O João abre a sua caixa de Pandora...o imaginário solta-se :D
ResponderEliminarGrande Abraço
Raz
Sem dúvida consegues encarar esses desafios "bloguistas", mensais e semanais, sempre com muita originalidade, aliando conceitos bem idealizados à tua capacidade de criar belíssimas ilustrações, o que resulta nos fantásticos trabalhos que estão aqui representados! Muito bom mesmo! ;)
ResponderEliminarA 1ª está muito fixe joão!
ResponderEliminar:)
Abraço
Fantásticas ilustrações, sem duvida. :D
ResponderEliminarMas embora o tema sendo mais sombrio, confesso que gosto mais da primeira, seja das cores como do ambiente, em que acho que acertaste na mouche. ;)
Abraço. :)
Desenhar sobre temas específicos é um exercício muito bom! Às vezes até demandam uma pesquisa prévia.
ResponderEliminarGostei muito das duas imagens! Há explosão nas duas!
Abraço!
Gio,
ResponderEliminarTodo o homem é um filósofo, quando pensa. E não me obrigues a filosofar mais, senão ainda me espalho. Abraço.
João,
Deixa-me dizer-te que a tua "caixa de pandora" ainda deve ser mais estranha do que a minha, porque em termos de imaginário, não há nada que se compare ao teu. Abraço.
Paulo Marques,
Sobre esses desafios "bloguistas" deixa-me dizer-te que também me tens surpreendido e muito. E não falo só de desenhos, mas também de textos. É sempre com enorme agrado que vejo os teus "posts" que têm ainda a particularidade de ser pedagógicos ou humorísticos. Abraço.
Bongop,
Eu confesso que gostei de fazer as duas, embora sobre temas muito diferentes. Mas também é verdade que muitas vezes umas saem melhor do que outras. E também é verdade que eu sou suspeito para falar. Abraço.
OCP,
Pois, como disse ao Bongop, as duas deram-me gozo de fazer, mas há sempre coisas que resultam melhor do que outras. Abraço.
Eric,
Pois, isso é um facto. Ambas as imagens explodem e, curiosamente, eu próprio, nem sequer tinha pensado nisso. Abraço.
Gosto da imagem do ramo de brócolos gigante (a primeira, sim, a que tem a silhueta do soldado ou isso).
ResponderEliminarI,
ResponderEliminarAinda bem gostaste deste ramo de brócolos que, em boa verdade, é um bocado indigesto. Um abraço.