É já no próximo sábado, dia 8, que irá ter lugar o lançamento de um projeto que muito acarinho. Trata-se do número 0 da revista Os Escudos da Lusitânia, no 1UP, situado na Praça da República, nº 15 H, no Jardim da Amoreira, na Ramada, Odivelas, a partir das 16.00 horas. Pela parte que me toca, infelizmente só poderei lá estar a partir do final da tarde, uma vez que, como já referi antes, que à hora do lançamento me encontro na Feira do Livro.
Este é de facto um projeto que vive muito do entusiasmo do Adelina Menaia e do João Figueiredo, que têm congregado em seu torno vários autores e artistas, para uma ideia que começou num blogue, mas depressa se estendeu aos jogos e à banda desenhada, culminando mais recentemente com a criação de um site e o lançamento desta revista que visará, num futuro próximo ser regular. E, é exactamente o entusiasmo da Adelina e do João que me convenceram a elaborar uma capa para este número 0. Como facilmente se compreende, pretendi fazer uma ilustração para algo que poderá ser definido como uma espécie de heroic fantasy situada numa espécie de Ibéria virtual onde a imaginação será o limite, brincando, através de situações fictícias e fantásticas, com a própria realidade. Por isso, acredito que esta é uma ideia que tem asas para voar... Aliás, quem esteve durante este fim-de-semana no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, pôde assistir já a uma pequena apresentação, feita pelos três Joões (o João Figueiredo, o João Raz e eu), onde foram apresentadas algumas ideias do que pretende ser este projeto, bem como o dito número 0, que será uma das formas de lhe dar corpo. Para todos os outros, deixo aqui um pequeno texto elaborado pelos seus autores:
Ilustração de Claudino Monteiro |
A Verbos & Letras e o Grupo Entropia têm o prazer de vos apresentar Os Escudos da Lusitânia, a nova revista de Banda Desenhada Portuguesa e não só, centrada no universo de fantasia com o mesmo nome.
Uma iniciativa que pretende promover o gosto e os hábitos de leitura entre todos, de modo a trazer mais leitores à Banda Desenhada. Pretende também juntar à BD expressões tão diversas como a literatura, a ilustração e os jogos de Role Playing Game e Estratégia, de modo a envolver todos os aventureiros que vagueiam pela Lusitânia de hoje.
Os Escudos da Lusitânia é um conjunto de aventuras que vai deixar toda a gente a suplicar por mais. Esqueçam tudo o que possam ter aprendido nas aulas de História, pois esta não é a Lusitânia que todos pensam ter existido. Esta é a Lusitânia de um mundo em que magia e seres fantásticos são comuns. Situada na Ibérria, uma grande península do continente Eural, a Leukitânea (nome como os Lusos daquela altura designavam a sua terra) está à beira de uma guerra que poderá atingir dimensões gigantescas. Invadida por demónios e seus lacaios, à Leukitânea só restam os seus heróis. Homens, Elfos e Anões. Guerreiros destemidos, capazes de dar a vida para defender os seus povos.
Lançaremos já no próximo dia 8 de Junho o nº 0 da revista. Este nº 0 conta com a participação de Adelina Menaia, Ana Saúde, Bruno Ma, Claudino Monteiro, João Amaral, João Figueiredo, João Raz, Paulo Marques e Ricardo Correia. Esperamos que a revista vos dê, ao lê-la, o mesmo prazer que nos deu a produzi-la. Muito obrigado a todos os que, desde sempre, duma ou doutra forma, contribuíram para o nascimento d’Os Escudos da Lusitânia.
Estudo de Bruno Ma. Foi neste desenho que me inspirei para moldar o visual do herói para a capa |
Obrigado...Lá te espero.
ResponderEliminarIrei com todo o prazer. Um abraço.
Eliminar