Este ano, a exemplo do que sucedeu o ano passado, andei por várias escolas a mostrar um pouco do que é o meu dia a dia como autor de banda desenhada, tendo por base o meu mais recente trabalho publicado: Cinzas da Revolta, em parceria com Miguel Peres. Mais lá para a frente organizarei uma pequena reportagem fotográfica com alguns momentos do que foi essa experiência.
Para já, deixem-me dizer que, embora estas sessões tenham uma espécie de guião definido, há sempre oportunidade de desenvolver coisas que tornam cada visita única. Este ano, a exemplo do que sucedeu o ano passado em Espinho, houve a oportunidade durante a minha visita à Escola José Gomes Ferreira, em Lisboa, de efectuar uma espécie de comic jam com alguns dos alunos presentes. Eu fiz na hora o primeiro quadradinho e o objectivo era que cada um dos alunos fizesse outro e, tinha a certeza absoluta, de que a coisa iria dar um resultado completamente diferente daquilo que eu próprio imaginava.
As expectativas que eu poderia ter foram largamente superadas, pois quem continuou o meu trbalho não se limitou apenas a desenvolver uma vinheta, mas sim uma história que foi dando voltas e reviravoltas, que se traduziram, entre outras coisas, em viagens no tempo e finais alternativos. Por isso, ficam os meus agradecimentos à imaginação dos jovens autores que me seguiram e que são o Gustavo Castanheira, a Sílvia do 10º Ano, turma 6 e ao João Rosa do 12º Ano turma 5. Sem eles esta história não teria sido possível e cá estou eu então a publicá-la conforme prometi na altura.
Por fim, fica também o meu agradecimento aos professores Agostinha Proença, Ana Maria Garcia, Carlos Frias e Manuel Esperança que muito me apoiaram durante a minha ida e que, tenho a certeza, ajudaram para que este desafio chegasse a bom porto.
Fotos: Ana Maria Garcia e Agostinha Proença
E cá estou eu a iniciar a comic jam... |
...para depois dar lugar a outros artistas |
Sem comentários:
Enviar um comentário