terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

UM DIA CHEIO NO INETE...

O cartaz sobre a minha visita elaborado pelo Instituto...
   No passado dia 27 de Janeiro estive no INETE - Instituto de Educação Técnica, em Lisboa. E, como já sucedeu noutras deslocações a escolas, este foi mais um dia em cheio, aqui com a vantagem de não ter que me preocupar com os transportes, uma vez que estive perto de casa. E foi um dia tão preenchido, que estive lá desde as 9.30 horas até cerca das 17.00 horas.
   Obviamente, o cerne da sessão foi à volta do meu mais recente trabalho a adaptação de A Viagem do Elefante, a adaptação para BD do romance de José Saramago, tendo falado um pouco de todo o processo criativo, desde a adaptação propriamente dita até à elaboração e coloração das páginas. Mas como esta foi uma sessão sem limite de tempo, ainda pude mostrar mais algumas coisas à volta de algumas ilustrações que fize e até o Fred por lá apareceu. Para terminar, estive disponível para responder a algumas questões e para uma sessão de autógrafos que superou as minhas melhores expectativas...
   Este foi, por isso, mais um daqueles dias que guardarei comigo como uma excelente memória, uma vez que me permitiu tomar mais uma vez contacto com jovens e alguns dos seus sonhos e anseios. E, para mim, estas sessões são sempre gratificantes, porque também me permitem sempre aprender mais alguma coisa com este público tão entusiasta.
   Sobre isso, quero aqui lembrar que no meu aniversário, o Instituto me presenteou com fotos de uma sessão, em que alguns destes jovens reproduziram a capa do meu livro, ainda antes dele ser posto à venda. Por isso, diante deste magnífico presente que recebi e me sensibilizou, eu disse, de imediato, que o mínimo que podia fazer para retribuir, era ir lá e partilhar um pouco do meu dia-a-dia e da minha experiência com este magnífico grupo. Cumpri agora essa promessa, ficando com a sensação de que ainda levei muito mais do que o que dei, tal foi o entusiasmo com que fui recebido por toda a gente na escola a quem obviamente agradeço e muito. Nesse capítulo, tenho também de deixar um grande obrigado ao professor João Francisco Silva, um dos mentores desta ação, que me acompanhou ao longo de todo o dia. Mesmo que não houvessem mais razões (que existem), basta dizer que as fotos que ilustram este artigo são dele.
   Mas para quem quiser ver mais um pouco do que foi esta experiência, deixo aqui o link para o álbum de fotos da própria escola.  E deixo então espaço às imagens, que ilustram melhor o que se passou, do que quaisquer palavras que eu possa aqui dizer...
Fotos: João Francisco Silva

Durante a apresentação...
Durante a apresentação...
Um expositor com alguns dos meus trabalhos...
O desenho de um elefante passo a passo...
O desenho de um elefante passo a passo...
O desenho de um elefante passo a passo...
O desenho de um elefante passo a passo...
E, por fim, uma longa sessão de autógrafos...

4 comentários:

  1. Já vi que o Lin Grovius te acompanhou...
    É bom saber que tens os nossos "Escudos" no mesmo patamar que as tuas outras obras...
    Sem ti, Os Escudos da Lusitânia não seriam os mesmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, João Figueiredo, não é a mim que tens que gradecer, pois eu não levei livros nenhuns. Tens que estar agradecido é à escola e provavelmente ao professor João Francisco, pois a prateleira com as minhas obras foi colocada por eles. Um abraço. :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. É isso mesmo que eu te disse, João. Não é a mim que tens que agradecer. Abraço.

      Eliminar