terça-feira, 1 de setembro de 2020

O MALHADINHAS EM VISEU


O trabalho que fiz, tendo por base O Malhadinhas, de Aquilino Ribeiro

Mais uma vez, a exemplo do que aconteceu em anos anteriores e a convite do GICAV, participei numa iniciativa em Viseu, este ano apelidada de O CUBO MÁGICO e feita em moldes algo diferentes dos anos anteriores, devido à pandemia, já que este ano não poderá haver a tradicional Feira de São Mateus. No entanto, alguns dos requisitos mantêm-se. Assim, a exposição com trabalhos de vários artistas que decidiram fazer um trabalho, tendo por base o tema O Malhadinhas, de Aquilino Ribeiro está a realizar-se na Rua Direita, nº 125. Mas há também uma outra paralela do colega e amigo Santos Costa, onde poderão ser contemplados originais que serviram de base ao álbum que elaborou e que é precisamente uma adaptação literária desse romance. Essa exposição estará patente no Mercado 2 de Maio. Deixo hoje aqui então a minha contribuição para mais esta iniciativa de louvar, mas para todos os que quiserem ver estas mostras ao vivo e a cores, bem como adquirir o livro de Santos Costa ficam então os locais e, apesar da inauguração ter já sido a 22 de Agosto, os trabalhos ficarão patentes até ao próximo dia 21 de Setembro nos locais indicados.

O cartaz da exposição da autoria de Santos Costa


2 comentários:

  1. Fico-te agradecido, Amigo João Amaral, pela referência e pelo trabalho que graciosamente apresentaste para a exposição.
    Quero ainda dizer-te que a ilustração de O Malhadinhas , da Brígida e do autor Aquilino Ribeiro, está (como sempre é teu timbre) perfeita e trabalhosa. Dará uma boa capa para uma futura edição da obra do Mestre beirão Aquilino.
    Tirei lá umas fotografias, mas eu sou um péssimo utilizador nessa arte, ao contrário da tua Esposa, que é uma excelente fotógrafa.
    Vamos sendo poucos os "teimosos" na BD portuguesa, continuando a remar, por vezes contra a corrente, havendo ainda felizmente quem como o GICAV (entre outros) que possibilitam a continuação deste "vício".
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelas tuas sempre gratificantes palavras caro Santos Costa. Concordo contigo, no sentido de que somos verdadeiros teimosos a remar contra a maré e por vezes o ânimo nem sempre é o melhor, pois vemos tudo a piorar conforme os dias vão correndo. Mas entretanto podes ver que vai sair um novo livro meu. Em relação ao teu já o tenho e estou muito curioso para o ler. Para já posso dizer que o trabalho de desenho é magnífico e este deve ser um livro que te deve ter consumido muito tempo e deve ter dado bastante trabalho. Eu sei o que isso é. E desejo-te o maior dos sucessos, pois do que vi até agora, gostei bastante. Um abraço.

    ResponderEliminar