terça-feira, 21 de março de 2023

A MINHA AVENTURA NO LOURIBD


A fazer um pequeno boneco no mural do festival

   Durante a semana passada vivi uma autêntica aventura na primeira edição do LouriBD, realizado, como o nome indica, na Lourinhã. Depois de uma primeira viagem na quinta-feira, para dar um workshop sobre a minha forma de trabalhar em BD para uma turma de artes, participei então no sábado no Festival propriamente dito. Primeiro, foi com uma enorme satisfação que pude apreciar uma pequena exposição com alguns dos originais de Rattlesnake, que se inseriam numa mostra muito interessante de vários autores. E o conjunto dessas pranchas expostas ilustravam um pouco do que foram os dez anos da Escorpião Azul, que, ao longo desta sua existência, tem sido uma das editoras que mais tem publicado autores portugueses .

    Depois foi com imenso prazer que participei numa espécie de debate moderado pelo Rui Alves de Sousa, o responsável pelo programa radiofónico de BD Pranchas e Balões e que, para além de mim, contou também com a presença de Mário João Marques, que foi também o autor do prefácio do meu livro. Durante cerca de uma hora falou-se um pouco sobre as origens da minha personagem e de uma grande paixão que nos une: o gosto pelo western nas suas mais diversas formas. Para além disso, sendo o Mário o autor de um notável livro sobre a História da personagem Tex Willer, esse foi inevitavelmente outro dos assuntos, sobre o qual falámos apaixonadamente. Afinal, somos ambos, desde muito tenra idade, fãs dessa personagem da Bonelli. Por isso, a conversa fluiu muito naturalmente perante uma plateia interessada.

    Durante o resto do dia a aventura prosseguiu com alguns autógrafos à mistura, um concerto desenhado pelo Paulo J. Mendes e muitos dedos de conversa e convívio que fizeram com que estes dias, em que pude desfrutar desta notável mostra, fiquem para sempre gravados na minha memória. Por fim, deixo também aqui o meu agradecimento a todos os elementos da organização do festival que tão bem nos acolheram e as fotos que ilustram um pouco do que foi este segundo fim-de-semana de algo que provou ter muitas pernas para caminhar...

Fotos: Cristina Costa Amaral

Vista parcial da exposição de Rattlesnake (Foto: Hugo Pinto)


Um dos originais em exposição

Algumas das minhas pranchas ao lado das de Rita Alfaiate

Expositor com alguns dos livros presentes na mostra

Um dos murais com desenhos de alguns autores

Em plena sessão de autógrafos



A sessão comigo, Mário João Marques e Rui Alves de Sousa

Um concerto magistralmente desenhado por Paulo J. Mendes, o autor de Elviro

E a inevitável foto de grupo deste segundo fim-de-semana (Foto: Escorpião Azul)

Sem comentários:

Enviar um comentário