sexta-feira, 26 de março de 2010

QUID NOVI IN IMPERIUM? - MAKING OF 5

   Termino hoje a série que tenho apresentado sobre a feitura de uma página, mostrando a dupla já completa. Podem também já ver qual será o título do episódio que brevemente publicarei nesta página (que foi feito num ficheiro à parte, tendo como referência as medidas do espaço que desejava ocupar).
   Mais uma vez, coloco o resultado das páginas só com a layer da cor (a tal obra quase abstracta, quando vista só por si), para se poder analisar melhor todo o trabalho feito. Resta-me dizer que esta é uma fase em que uso muito a fotografia, mas não sob a forma de decalque e adaptação. Posso utilizar imagens actuais, por exemplo, (porque me agrada um efeito qualquer de luz) para dar um maior realismo às cores, utilizando para isso o picker do Photoshop (aquela ferramentazinha que parece um  conta gotas) a fim de capturar o tipo de cor que me interessa e depois trabalhá-la com sucessivas pinceladas, usando as ferramentas de selecção e do aerógrafo (no Photoshop) ou a variedade quase infinita de pincéis de que o Painter dispõe. Por isso, tudo aqui é digitalmente pintado (como aliás se pode ver) e não fotografado. Claro que, por vezes, uso alguns efeitos de luz para conferir um maior dramatismo à cena; outras vezes, porém, fabrico eu próprio com as cores esses efeitos, consoante o resultado que pretendo.
   E pronto, considero que agora o trabalho está concluido. Falta só colocar o texto e posso passar à página que se segue.


3 comentários:

  1. Cada vez que venho a este blog, lembro-me das aulas de latim do liceu! :D
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. bem o processo d making of foi realnt super intrssante, acho msm super engraçado prqe qundo m meti em artes inicialmnt era para ir para banda dsnhada, mas pouco sabia sobre o assunto, e realmnt isto intrssa.me ;D

    ResponderEliminar
  3. Gio,
    Como já tive oportunidade de te dizer não percebo nada de latim. Felizmente tenho alguma documentação para poder elaborar estes títulos, eh! eh! eh! Um abraço.

    JRonson,
    Fico satisfeito por esta série de "posts" te ter sido útil. Pelo menos, achei que era uma forma interessante para todos saberem como é que, pelo menos eu, construo as coisas. Um abraço.

    ResponderEliminar