quarta-feira, 9 de junho de 2010

RES PUBLICA

   É já em Outubro, no Festival de Banda Desenhada da Amadora, dedicado precisamente à comemoração do centenário da República, que irá ser lançado o novo álbum de Jorge Miguel e Aida Teixeira, Res Publica.
   Como o nome indica, terá sido desta locução latina, que terá derivado a palavra república, uma vez que ela expressa o que é público, do povo. Por isso, a acção desta obra é dominada por pequenos episódios de gente do povo, cujas narrativas se vão entrecruzando, num período de fortes convulsões sociais que vai desde 1896, até 1917, quando os soldados portugueses partem, para tomar parte na Primeira Guerra Mundial. E,  entre os elementos desse mesmo povo, podemos ver alguns que se destacaram na época, como Eça de Queiroz ou Ramalho Ortigão, que faziam parte do grupo dos "Vencidos da Vida", no qual figurava também como membro honorário, o próprio rei D. Carlos. Mas também podemos observar o que acontece com alguns elementos anónimos, como Amâncio (Navalha) ou Adelaide (da Facada), imortalizados num célebre quadro de José Malhoa, outro dos elementos aqui presentes.
   Entre os factos históricos, estes episódios surgem também narrados com algumas pinceladas de humor aqui e ali, pretendendo ilustrar, no fundo, as várias cambiantes de vidas que vão formando alguns pequenos relatos de uma época profundamente agitada, mas também dotada de uma forte expressão artística...
   E porque é que eu falo deste álbum aqui? É que este é também um livro construido em equipa. E, se o timoneiro é obviamente Jorge Miguel, o grande obreiro da ideia e dos desenhos, também Aida Teixeira teve uma colaboração activa na elaboração dos textos e eu, no que às cores diz respeito. E, posso dizer, desde já que, para mim, este está a ser um desafio muito interessante, porque, pela primeira vez estou a colorir outros desenhos, que não os meus, tentando não destruir a identidade de um autor que já havia feito um excelente trabalho, no seu primeiro livro: Camões, De Vós Não Conhecido nem Sonhado?. E, se em blogues como Falta Apagar o Lápis, Inferno da Diabba, Leituras Bd e Notas Bedéfilas, podem obter mais algumas informações sobre esta obra que está em plena fase de laboração, aqui apresento, além da maqueta da capa, a reprodução daquela que será a primeira página do livro. Podem assim já ter uma pequeníssima ideia de como é que ele ficará...
   Oportunamente, uma vez que sou um dos cúmplices, voltarei a esta temática... Mas fica já a certeza de que em Outubro todos os mistérios deste álbum serão desvendados, lá para os lados da Amadora...

5 comentários:

  1. Tuas cores são muito voláteis, mais um bom exemplo da qualidade do teu trabalho

    grande abraço
    raz

    ResponderEliminar
  2. ]:-D

    Só faltavas tu, realmente. Estava a ver que não davas um ar da tua graça!

    enxofre

    ResponderEliminar
  3. Grande projeto! Só tem artistas maravilhosos na equipe! Esse álbum promete! Tenho certeza de que seu trabalho será desempenhado de forma grandiosa, João! Sucesso!

    ResponderEliminar
  4. Estava a ver que não fazias um post sobre o Res Publica. Lol

    Espero ansiosamente sair o livro. Eu quero um. :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  5. Raz,
    Pois, aqui só tens uma muito pequena amostra. O resto verás daqui a algum tempo. Um abraço. :o)

    Diabba,
    Pois, depois de ver a net inundada de posts sobre o assunto, lá constatei que já era altura de também eu me refeir ao assunto. Afinal, sou um dos cúmplices. Beijos enxofrados. :o)

    Eric,
    Sim, é um projecto para mim difertente de tudo o que fiz até agora, e espero conseguir contribuir para que os desenhos do Jorge saiam com todo o brilhantismo que merecem. Um abraço. :0)

    OCP,
    Pois cá está ele. E como disse no texto, ainda voltarei ao assunto lá mais para a frente. Bem, agora vou retirar-me, que, entretanto, já chegoui mais uma página para colorir, eh! eh! eh! Um abraço. :o)

    ResponderEliminar